Copa do Mundo

Dirigente espanhol é suspenso pela Fifa por beijo na boca de jogadora

Presidente da Federação Espanhola de Futebol foi afastado por 3 meses

Redação*
esportes@hojeemdia.com.br
26/08/2023 às 14:31.
Atualizado em 26/08/2023 às 14:42
 (Reprodução Copa do Mundo)

(Reprodução Copa do Mundo)

O presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, foi suspenso neste sábado (26) pela Fifa e está proibido de comparecer e representar o país em todas as atividades - nacionais e internacionais - relacionadas ao futebol por três meses. Ele está sendo investigado pelo órgão máximo do esporte devido ao beijo que deu na boca da jogadora Jennifer Hermoso após a Espanha vencer a Copa do Mundo.

De acordo com a entidade, a decisão foi tomada pelo chefe do comitê disciplinar, Jorge Iván Palacio e suspensão já está em vigor. 

“O presidente do Comitê Disciplinar da FIFA, Jorge Ivan Palacio (Colômbia), no uso dos poderes conferidos pelo artigo 51 do Código Disciplinar da FIFA (FDC), decidiu hoje (neste sábado) suspender provisoriamente o Sr. Luis Rubiales de todas as atividades relacionadas ao futebol em nível nacional e internacional. Esta suspensão, que entrará em vigor a partir de hoje, é por um período inicial de 90 dias, enquanto se aguarda o processo disciplinar aberto contra o senhor Luis Rubiales na quinta-feira, 24 de agosto”, informou a Fifa, em nota.

Rubiales, de 46 anos, tem adotado um tom desafiador sobre o beijo –  condenado como indesejado por Jennifer, suas colegas de time e pelo governo espanhol – argumentando que foi consensual. Também neste sábado (26), a federação que ele lidera disse que continuaria a seu lado.

Grupos feministas fizeram manifestações em Madri, Santander e Logrono pedindo a renúncia do dirigente.

Rubiales se recusou a renunciar na sexta-feira (25). Além de defender seu seu comportamento, disse que o beijo foi “espontâneo, mútuo, eufórico e consensual”.

Já jogadora afirmou que não deu consentimento ao beijo e se sentiu “vulnerável e vítima de uma agressão”.

* Com informações da Agência Brasil

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por