Atlético e Rosario Central já protagonizaram duelos importantes na história, com direito à disputa de título e pancadaria. As equipes se reencontram nesta terça-feira (7), pela Libertadores, após 26 anos do último confronto no Gigante de Arroyito, na Argentina.
Pela segunda rodada da Libertadores, o Galo levou a melhor sobre a equipe argentina e venceu por 2 a 1, na Arena MRV. Este foi o sexto duelo entre as equipes. Ao todo, foram duas vitórias dos “hermanos”, dois empates e dois triunfos alvinegros.
O principal encontro de Atlético e Rosario foi na final da Copa Conmebol de 1995, em que os argentinos saíram campeões. No jogo de ida, o time mineiro goleou por 4 a 0, no Mineirão. Na volta, o time “Canalla” devolveu o placar e levantou o caneco após vencer as cobranças de pênalti por 4 a 3 no Gigante de Arroyito.
Após a vitória do Rosario, os jogadores argentinos partiram para cima dos atleticanos, que tiveram que se trancar dentro do vestiário para evitar a confusão. Um dos atletas do Rosario era Eduardo Coudet, técnico que trabalhou no Atlético em 2023 e atualmente comanda o Internacional.
Três anos depois, as equipes voltaram a se enfrentar, desta vez pela semifinal da Copa Conmebol de 1998. Os times empataram em 1 a 1 na Argentina, e na volta, o Rosario bateu o Galo por 1 a 0 no Mineirão.
As equipe se enfrentam novamente nesta terça-feira (7), às 19h, no estádio Gigante de Arroyito. O duelo será realizado com portões fechados, devido a punição sofrida pelo time argentino pelos incidentes no empate por 1 a 1 com o Peñarol-URU. Na ocasião, o lateral Maxi Oliveira foi atingido no rosto por uma pedra atirada por um torcedor local.
*Estagiário sob supervisão de Angel Drumond
Leia mais