NOITE PRA ESQUECER

Em jogo de erros individuais, Atlético é eliminado da Copa do Brasil nos pênaltis

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
01/06/2023 às 00:00.
Atualizado em 01/06/2023 às 00:36
Galo cai para o Corinthians na Copa do Brasil (Pedro Souza / América)

Galo cai para o Corinthians na Copa do Brasil (Pedro Souza / América)

O Atlético não repetiu o bom futebol dos últimos jogos, cedeu dois gols para o Corinthians no tempo normal, após vacilos individuais, e acabou sendo eliminado das oitavas de final da Copa do Brasil, nas cobranças de pênaltis, na noite desta quarta-feira (31), na Arena Corinthians.

Agora, o Galo muda o foco e começa a pensar no clássico do próximo sábado (3), contra o Cruzeiro, às 18h30, em Uberlândia, em jogo válido pela nona rodada do Brasileirão.

O jogo

Mesmo com  a vantagem construída no primeiro jogo, de dois gols, o Galo não entrou em campo para se defender e nos primeiro minutos de jogo conseguiu ter uma maior posse de bola que o Corinthians e impedir que o adversário chegasse com perigo ao gol de Everson.

Somente aos 21 minutos que os donos da casa conseguiram tramar uma boa jogada iniciada pelo zagueiro Gil. Após o longo lançamento, a bola encontrou Fagner pela direita da grande área que, sem marcação, dominou e bateu cruzado, porém, pela linha de fundo.

O Galo respondeu em seguida após bela jogada de Paulinho pela esquerda. O atacante se livrou da marcação e deixou Zaracho livre na grande área para ajeitar o corpo e bater firme para o gol. Antes de alcançar as redes, a bola tocou nos pés de Bidu e saiu por cima do gol.

Aos 33, o setor defensivo alvinegro vacilou e Bidu tirou o primeiro zero do placar. Otávio, ao tentar recuar a bola para Mauricio Lemos na grande área, acabou pegando o companheiro desprevenido e, na velocidade, Yuri Alberto ficou com a bola e  bateu em cima de Everson. No rebote, Renato Augusto cruzou na medida para Matheus Bidu, no segundo pau, completar de peito para o gol.

Pouco tempo depois, após cobrança de escanteio, o goleiro Everson contou com o travessão para não levar o segundo, após cabeçada firme de Yuri Alberto, nesse que foi o último lance de perigo da primeira etapa.

Na volta do intervalo, Coudet  trocou quatro peças de uma só vez. Hulk, Battaglia, Mariano e Dodô foram os escolhidos para segurar o setor defensivo e buscar as finalizações ao gol. Mas foi o Timão que teve a chance de ampliar logo aos 6 minutos.

Em uma jogada de escanteio, Yuri Alberto testou firme e a bola caprichosamente bateu no “pé da trave” direita de Everson, sobrando para Fausto Vera, sozinho na pequena área. O jogador soltou a bomba, a bola subiu e tocou no travessão, quicou próximo a linha e não entrou.

Os comandados de Coudet foram exigir o goleiro Cássio apenas aos 12 minutos, quando Paulinho invadiu a área, driblou o marcador e bateu firme, obrigando o arqueiro corinthiano  se esticar todo e espalmar a bola, afastando o perigo.

 Aos 16, foi a vez de Yuri Alberto receber bela assistência de Renato Augusto, entre os marcadores, e, cara a cara com Everson, chutar para fora. O Galo até tentava criar chances, porém, pecava nos arremates finais. 

Enquanto isso, os donos da casa não deixavam Everson respirar. Aos 35, novamente em lance de cruzamento para a grande área, o arqueiro alvinegro, bem posicionado, evitou o terceiro gol, ao defender uma cabeçada de Fausto Vera na pequena área.

O Atlético só foi criar uma boa chance de marcar o primeiro aos 36, quando Paulinho recebeu de Hulk na grande área, tirou do marcador, mas bateu por cima do gol. 

Nos acréscimos, com o jogo indo para os pênaltis, Coudet mandou a campo Edenilson na vaga do exausto Igor Gomes. No último lance do tempo normal, Hulk arriscou de fora da área, mas a bola saiu pela linha de fundo.

E foi o ídolo do Galo que abriu as cobranças alternadas. Ele correu para a bola e bateu cruzado, com a bola ficando nas mãos de Cássio, desperdiçando a primeira do Galo. Edenílson foi para a segunda batida e também perdeu, mandando a bola no travessão.

Para diminuir o prejuízo, já que o Corinthians converteu o primeiro, Everson voou no canto baixo esquerdo para fazer a defesa na batida de Yuri Alberto. Paulinho foi para a terceira cobrança e converteu para o Galo. Na quarta cobrança, Battaglia isolou a bola por cima do travessão. 

Com isso, o Corinthians teve a chance de fechar o placar com Maycon. Ele foi para a batida decisiva e marcou, deslocando Everson, e garantindo a classificação do Timão para as quartas de final.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 2 (3) X (1) 0 ATLÉTICO

Corinthians
Cássio; Gil, Murillo (Caetano) e Bruno Méndez; Fagner, Fausto Vera, Maycon, Renato Augusto (Adson) e Matheus Bidu (Fábio Santos); Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Atlético
Everson; Saravia (Mariano), Nathan Silva, Mauricio Lemos e Patrick (Dodô); Otávio (Battaglia), Zaracho e Igor Gomes (Edenilson); Pavón, Paulinho e Vargas (Hulk). Técnico: Eduardo Coudet.

Motivo: Oitavas de Final da Copa do Brasil, jogo de volta
Data: 31 de maio de 2023 (quarta-feira)
Local: Neo Química Arena, São Paulo
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos
VAR: Rodrigo Nunes de Sa
Cartões amarelos: Matheus Bidu (Corinthians); Paulinho, Rubens, Hulk (Atlético)
​​Gols: Matheus Bidu, aos 33, do 1° tempo; Roger Guedes, aos 18 minutos do 2° tempo(Corinthians)

Leia mais

  

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por