Em virada espetacular, Atlético bate Figueirense e mantém liderança

Vinícius Las Casas - Portal HD
14/07/2012 às 20:25.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:34

(CRISTIANO ANDUJAR-AGIF-AE)

O Atlético venceu o Figueirense, 4 a 3, em um jogo emocionante em Santa Catarina. O time mineiro chegou a estar perdendo por 3 a 1, mas marcou três gols no segundo tempo para arrancar os três pontos Orlando Scarpelli, neste sábado (14). Foi a quarta vitória seguida do time no Brasileirão. Com o resultado, o Galo mantém a liderança da Série A, agora com 22 pontos. Na próxima rodada, os mineiros recebem o Internacional, no Independência, na quarta-feira (18), às 21h50. O Figueira encara o Atlético-GO, no Serra Dourada, na quinta-feira, às 21h.

O Jogo

O Atlético apresentou o mesmo padrão tático diante do Figueirense. A marcação já começava logo no campo de ataque, dificultando a criação de jogadas por parte do rival. O Galo buscava os contragolpes, aproveitando o bom passe e velocidade de seus homens de frente. Aos seis, o time mineiro já criava uma boa chance, com Marcos Rocha acertando um belo chute no travessão.

O Figueira não se assustou com a pressão atleticana. O time se mostrava organizado dentro de campo e chegava ao ataque aproveitando os flancos de campo. A intenção era, em um cruzamento, encontrar a cabeça do estreante Loco Abreu. O uruguaio, aos 14, na sua primeira oportunidade, tentou encobrir o goleiro Victor e a bola passou raspando a trave atleticana.

O jogo seguia movimentado e, logo na sequência, Marcos Rocha recebeu bola na área e foi derrubado. O juiz assinalou pênalti para o Galo. Ronaldinho Gaúcho partiu para a cobrança e deslocou o goleiro Wilson: 1 a 0 Atlético.

Com o gol, o Alvinegro mineiro se resguardou ainda mais na defesa. A expectativa era encontrar uma oportunidade de contra-ataque para ampliar o marcador. Dando espaço ao adversário, o Atlético sofreu o empate. Após cobrança de falta, Fred desviou para o meio da área e Anderson Conceição cabeceou com violência; a bola explodiu no travessão e quicou dentro da meta defendida por Victor, aos 37.

O empate empolgou os catarinenses, que seguiam forçando jogadas pelo alto. Aos 40, Loco Abreu cabeceou com perigo. O Atlético se mostrava perdido. Em uma linda triangulação, Julio Cesar recebeu passe açucarado de Loco Abreu, tirou Victor da jogada, e virou para o Figueira, aos 45.

2º Tempo

Com um time mais ofensivo, o Atlético buscava o empate logo no início do segundo tempo. Em cobrança de falta, aos seis minutos, Ronaldinho tentou surpreender o goleiro Wilson, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. Se na primeira etapa o Galo apostava nos contra-ataques, quem usava essa tática no segundo tempo era o Figueira.

Com um ataque mais técnico – com Bernard, Jô, Ronaldinho e Guilherme -, os mineiros rondavam a área do adversário, mas tinham dificuldade em finalizar com precisão. No entanto, esta estratégia abria espaços para o Figueirense contragolpear. Desta forma, os catarinenses recuperaram uma bola no campo ofensivo e ampliaram em um chute forte de Ronny, aos 15 minutos. A bola era defensável e o goleiro Victor falhou no lance.

O Atlético, mesmo com a desvantagem, não se deu por vencido. Em cobrança de falta, aos 20, Ronaldinho Gaúcho colocou a bola na cabeça de Leonardo Silva, que contou com a péssima saída de Wilson para diminuir o placar. Aos 25, Guilherme fez lindo lançamento para Jô. O atacante bateu cruzado e Bernard completou de cabeça, no ângulo.

Mesmo no Orlando Scarpelli, os torcedores atleticanos gritavam mais alto que os adversários, pedindo pela virada. E ela veio, com Guilherme, aos 30 minutos, após passe açucarado de Serginho. O gol pôs fim a enxurrada de tentos que aconteceu no emocionante confronto e manteve os atleticanos na liderança do Brasileirão.

FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE 3 X 4 ATLÉTICO

Data e Hora: 14/07, às 18h30
Local: Orlando Scarpelli, Florianópolis
Motivo: 9ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Gols: Ronaldinho Gaúcho (15' 1ºT), Leonardo Silva (20' 2ºT), Bernard (25' 2ºT) e Guilherme (40' 2ºT); Anderson Conceição (40' 1ºT), Julio Cesar (45' 1ºT) e Ronny (15' 2ºT).


Figueirense: Wilson, Coutinho, Fred, Anderson Conceição e Hélder, Fabiano Silva, Doriva, Almir (Ronny) e Júlio César, Caio e Loco Abreu (Aloísio). Técnico: Argel Fucks.

Atlético: Victor, Marcos Rocha, Rafael Marques Leonardo Silva e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete (Serginho), Ronaldinho (Richarlyson), Danilinho (Guilherme), Bernard e Jô. Técnico: Cuca 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por