A desforra já foi posta em prática. O Atlético compensou a perda do Campeonato Brasileiro de 2012 para o Fluminense com a recente conquista da Copa Libertadores – título que o clube carioca ainda não tem no currículo. Mas o jogo de quarta-feira (4) entre os dois times traz outro ingrediente de “vingança” atleticana, agora de forma mais direta: o alvinegro pode jogar o Fluminense novamente na zona de rebaixamento e aumentar a crise nas Laranjeiras.
Jogando em casa, o Atlético precisa vencer o Flu e torcer para que a Portuguesa vença a Ponte Preta no Canindé. Os cariocas têm 18 pontos e ocupam uma posição acima do Z-4. Embalada pela vitória sobre o Bahia, no sábado, a Portuguesa está em 17º lugar, com 16.
Emoção
A última vez que Atlético e Fluminense se enfrentaram foi justamente no Independência, em 21 de outubro passado, num dos mais emocionantes confrontos do Brasileiro de 2012. Vitória mineira por 3 a 2, com gol decisivo de Léo Silva, aos 47 minutos do segundo tempo.
Tirando o zagueiro artilheiro, outros protagonistas daquele duelo não estarão em campo. Jô, que marcou os dois primeiros gols do Galo, estará se apresentando ao técnico Luís Felipe Scolari, da Seleção Brasileira, que pega a Austrália, sábado, em Brasília. Wellington Nem, autor do segundo gol tricolor, foi vendido para o Shakthar Donetsk, da Ucrânia, onde também joga Bernard. E Fred, que abriu o placar em 2012, se machucou na derrota por 2 a 0 para o Santos, no Maracanã, quando sentiu a coxa direita.
Fase ruim
Protagonistas da competição em 2012, as duas equipes viraram figurantes da edição atual, vendo rivais como Cruzeiro e Botafogo se distanciarem na tabela. A situação do Galo é menos dramática, com 20 pontos, mas uma derrota deixará o time próximo da zona de rebaixamento.
Diferentemente do Fluminense, que não ganhou nenhum título em 2013, o Atlético faturou dois – Mineiro e Libertadores. A fase irregular no Brasileiro pode ser justificada pela preparação para o Mundial de Clubes, em dezembro, no Marrocos.
Os atleticanos já estão garantidos na Libertadores de 2014, enquanto o Flu dificilmente disputará o torneio continental. Assim como os mineiros, os cariocas foram eliminados da Copa do Brasil.