O atacante Savarino, destaque do Atlético contra o Coritiba, não viajou com o elenco para o Equador, onde o Galo enfrenta o Independiente Del Valle nesta terça-feira (26), às 21h30, pela terceira rodada do grupo D da Libertadores. O motivo, segundo o clube, foi a falta de tempo hábil para o venezuelano renovar seu visto especial.
O visto em questão se faz necessário devido ao Decreto Executivo 826, válido desde 2019 e que estabelece regras para a entrada de venezuelanos no Equador, devido ao fluxo humanitário de migração no país.
Sendo assim, é necessário um visto “diferente” para venezuelanos, válido por 90 dias. O documento de Savarino está vencido, pois a última vez em que o atleta jogou no Equador, em Quito, foi por sua seleção, em novembro de 2021, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Atlético informou que não houve qualquer empecilho no processo de retirada do visto por parte das autoridades equatorianas e da Conmebol, mas que o procedimento é demorado.
Na falta do camisa 17, peça fundamental nos últimos jogos do Galo, tendo marcado dois gols contra o Coritiba, nesse sábado (23), o técnico “El Turco” deverá optar por Ademir, que também vive boa fase.
Vale ressaltar que a final da Libertadores de 2022 será no Equador, no Estádio Monumental de Guayaquil, e a regularização do visto especial de Savarino precisará ser regularizada com antecedência caso o Atlético chegue à decisão.