Galo confia na pegada de Pierre e Leandro

Gláucio Castro - Do Hoje em Dia
14/07/2012 às 11:32.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:33
 (Carlos Roberto)

(Carlos Roberto)

Na linguagem do futebol, a figura do carregador de pianos está sempre presente. É aquele atleta que não aparece muito para os torcedores, é pouco solicitado para fotografias e pedidos de autógrafos, mas sua importância imprescindível para o time.

Na partida deste sábado (14) contra o Figueirense, às 18h30, em Florianópolis, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, os volantes Pierre e Leandro Donizete terão papeis fundamentais para ajudar a equipe do técnico Cuca a conquistar a vitória e manter a liderança isolada do Nacional.

Desde que desembarcaram na Cidade do Galo, os dois se tornaram peças fundamentais no esquema tático do treinador. Pierre chegou junto com Cuca em agosto do ano passado e resolveu um antigo problema no setor. Antes, o ex-técnico da equipe Dorival Júnior havia testado sem muito sucesso vários nomes como Zé Luís, Serginho, Toró, Richarlyson e Dudu Cearense. Com a vinda de Pierre, o ex-palmeirense passou a atuar ao lado de Fillipe Soutto, formado na base, e um dos grandes destaques do Atlético em 2011.

Apesar de o entrosamento quase perfeito da dupla, a diretoria alvinegra seguiu reforçando o meio de campo nesta temporada. Contratou o volante Leandro Donizete, destaque do Coritiba, apresentado pelo Galo no começo do ano.

Quando todo mundo imaginava que Donizete não passaria de um bom reserva, Cuca surpreendeu e sacou Soutto, xodó da torcida, do time. Mas o reforço não decepcionou e vem dando muita segurança aos defensores, ao lado de Pierre.

A qualidade da marcação dos dois sempre arranca elogios dos zagueiros atleticanos. Tanto Réver, afastado por causa de uma dor no púbis, Leonardo Silva e Rafael Marques são unânimes em afirmar que o bom momento do líder do Brasileirão e, principalmente, da defesa menos vazada, com apenas três gols sofridos, é reflexo da contensão que começa no meio de campo.

Por essa característica, a dupla não é muito de se arriscar na área adversária, como costumam fazer volantes mais ofensivos, como Paulinho, do Corinthians, o ex-cruzeirense Ramires, hoje no Chelsea, e Hernanes, que defende a Lazio, da Itália. Talvez por isso, tanto Pierre quanto Leandro Donizete ainda não balançaram as redes adversárias com a camisa preta e branca.

Os dois volantes titulares estão entre os atletas que mais estiveram em campo nesta temporada pelo alvinegro. Com 23 partidas, Pierre perde apenas para Richarlyson, que atuou em 26. Afastado por um período por causa de contusão na panturrilha esquerda, Donizete também jogou 23 vezes pelo Galo. Uma prova da confiança que Cuca deposita em seus ‘carregadores de piano’.

Em Florianópolis, Victor faz segundo jogo pelo Atlético

O confronto contra o Figueirense será o segundo do goleiro Victor como titular do Atlético. Apostando no entrosamento, o técnico Cuca deve mandar a campo o mesmo time que venceu a Portuguesa por 2 a 0, domingo passado, com pelo menos duas importantes defesas do novo reforço.

Recuperado de uma contusão na panturrilha esquerda, o atacante Guilherme, que não joga desde o dia 13 de maio, pode reaparecer no segundo tempo.
Com vitórias diante da Ponte Preta, Palmeiras e Grêmio, o Galo é terceiro melhor visitante das oito primeiras rodadas desta edição do Campeonato Brasileiro. A única derrota aconteceu para o São Paulo, por 1 a 0, no Morumbi. Só o Fluminense e Botafogo alcançaram desempenho melhor fora de casa.

O Atlético não confirma, mas a imprensa italiana garante que o time mineiro estaria tentando a contratação do atacante Robinho, atualmente no Milan.

Continue lendo esta matéria na Edição Digital. Clique aqui!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por