O Atlético confirmou a classificação para a semifinal do Mineiro após vencer o Itabirito por 2 a 0, com gols de Cuello e Hulk, na noite desta quarta-feira (12), no Mineirão. Com o resultado, e a vitória do Tombense sobre o Villa Nova, o Galo terminou em segundo no Grupo A e avançou com a segunda melhor colocação geral da primeira fase.
O adversário na semi será justamente o time de Tombos, que terminou com a melhor campanha no geral. Com isso, o Gavião-Carcará terá a vantagem de fazer o segundo jogo em seus domínios.
Diferentemente dos últimos anos, se a soma dos placares terminarem empatadas, como por exemplo, 1 a 0 para o Atlético na ida, e 1 a 0 para o Tombense na volta, a decisão da vaga à final será conhecida nas penalidades.
As datas e os horários dos jogos ainda serão divulgados pela Federação Mineira de Futebol (FMF). A tendência é que o primeiro jogo aconteça no próximo sábado (15), já que ambos os times terão um compromisso pela Copa do Brasil no meio da próxima semana.
O jogo
O confronto iniciou com as equipes se alternando no ataque e criando boas chances para abrirem o placar, porém, pecando no arremate final. A melhor oportunidade foi do Itabirito em lance de contra-ataque pela direita. Aos 14 minutos, Ramon avançou até a grande área e bateu firme. Everson fez a defesa parcial e contou com o auxílio da zaga para afastar o perigo.
O confronto seguiu mais truncado no meio-campo e com muitos erros de passe. Fora de campo, o Atlético via o Tombense e o Betim, ambos do Grupo A, o mesmo do Galo, abrindo o marcador em seus jogos, e assim, eliminando o alvinegro do Campeonato Mineiro.
Na reta final da primeira etapa, a história mudou. Na base da raça, Rubens ganhou dos marcadores, avançou até a grande área e deu uma assistência rasteira para Cuello. De carrinho, o atacante empurrou a bola para o gol, marcando o primeiro dele com a camisa do Galo e colocando o time de volta à semifinal do estadual.
Na volta do intervalo, o Galo voltou melhor e dominando as ações do duelo. Aos 12, o árbitro Murilo Francisco Misson Júnior viu Jamerson deslocar Cuello na grande área e não titubeou, marcando penalidade máxima para o alvinegro. Após ouvir a confirmação do VAR, Hulk foi para a cobrança e ampliou para o Galo. Com o gol, o super-herói alvinegro assume a artilharia isolada do estadual, com cinco gols.
Com a ampla vantagem no placar, Cuca promoveu as primeiras mudanças na equipe, colocando Fausto Vera no lugar de Gabriel Menino e Júnior Santos na vaga de Gustavo Scarpa.
Na reta final do duelo, Cuca tirou Hulk e Cuello, autores dos gols do jogo, colocando Deyverson e Bernard. Pouco tempo depois foi a vez de Igor Gomes ir para o jogo no lugar de Rubens.
FICHA TÉCNICA
Atlético 3x0 Itabirito
Atlético
Everson; Natanael, Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Fausto Vera), Scarpa (Júnior Santos) e Rubens (Igor Gomes); Hulk (Deyverson) e Cuello (Bernard). Técnico: Cuca
Itabirito
Rodolfo; Cesinha, Jamerson, Luanderson e Bryan; Crecci, Lissandro, David Lucas (Bruno Menezes) e Ramon; Luan e Léo Reis.Técnico: Ricardo Drubscky
Motivo: 8ª rodada Campeonato Mineiro
Data: 12 de fevereiro de 2025 (quarta-feira)
Local: Mineirão, Belo Horizonte-MG
Arbitragem: Murilo Francisco Misson Júnior, auxiliado por Magno Arantes Lira e Marcyano da Silva Vicente
VAR: Raphael Noeinstein de Araújo Alves
Cartões amarelos:
Gols: Cuello, aos 41’, 1º tempo, Hulk, aos 14’; Deyverson, aos 46', 2º tempo (Atlético)
Leia mais