O Atlético perdeu para o Criciúma, por 2 a 1, no estádio Heriberto Hülse, na noite deste sábado (3). e segue sem saber o que é superar o adversário em seus domínios desde novembro de 1986. Naquele ano, Sérgio Araújo e Reinaldo Xavier marcaram os gols que garantiram o triunfo alvinegro por 2 a 1 sobre o adversário.
O resultado interrompeu a boa sequência que o time de Milito vinha na competição, com vitórias sobre o Vasco e Corinthians, que levaram o Galo aos 28 pontos na tabela e a nona colocação.
Agora, o Atlético muda o foco e começa a pensar no duelo da volta contra o CRB, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Após empatar na ida, em Alagoas, o alvinegro precisa de uma vitória simples na Arena MRV para ficar com a vaga. Uma nova igualdade, a vaga será definida nas penalidades. A partida acontecerá na próxima quarta-feira (7), às 19h.
O jogo
O confronto iniciou aberto com as equipes se alternando no ataque, mas não sendo eficazes no arremate final. Assim seguiu durante toda a primeira etapa, até que o Criciúma conseguiu chegar ao gol, com Marcelo Hermes, porém, o lance foi invalidado pela arbitragem que assinalou impedimento de Bolasie na origem da jogada.
Na volta do intervalo, os donos da casa voltaram com o mesmo ímpeto do primeiro tempo e por muito pouco não abriram o placar. Em menos de oito minutos de bola rolando, o atacante Bolasie, de fora da área, mandou a bola rente a trave de Matheus Mendes, e em lance seguinte, tentou o gol em lance de cabeça, ao desviar cruzamento de Hermes.
O Galo respondeu, também de cabeça, com Vargas, na grande área, mandando por cima do travessão. Após os erros trocados, o Criciúma criou nova oportunidade, e desta vez, não desperdiçou.
Em cobrança de escanteio de Hermes, a bola sobrou para Meritão na pequena área que desviou para o canto esquerdo de Mendes, que nada pôde fazer. Com o revés, o técnico Milito promoveu as duas primeiras alterações na equipe, colocando Zaracho e Fausto Vera nas vagas de Bernard e Otávio. No Criciúma, o técnico Cláudio Tencati colocou o atacante Allano na vaga de Eder, que encerrou a carreira profissional aos 37 anos.
Após as modificações, o Galo teve a melhor chance para encontrar a igualdade com Scarpa arriscando de fora da área e acertando o pé da trave esquerda de Gustavo. Na sequência do lance, o Tigre saiu em rápido contra-ataque, parado em falta em Allano.
Na cobrança realizada por Hermes, a bola explodiu na barreira e sobrou com Newton, pela esquerda, que cruzou rasteiro para a área. Por lá estava o zagueiro Wilker Ángel. Com um toque sutil, Wilker deslocou o goleiro Matheus Mendes e viu a bola morrer no fundo das redes, ampliando o placar para os donos da casa.
Como fez após o primeiro gol sofrido, Milito fez novas modificações no time colocando Cadu e Bruno Fuchs nos lugares de Vargas e Junior Alonso. Pouco tempo depois, aos 28, o travessão salvou o goleiro Gustavo, impedindo o tento alvinegro.
Após cobrança de escanteio de Scarpa, a zaga do Tigre tentou cortar, a bola explodiu no travessão e ainda sobrou livre na pequena área. Mais rápido no lance, o zagueiro Meritão, autor do primeiro tento do jogo, conseguiu afastar o perigo.
Aos 32, Rubens foi acionado pelo comandante alvinegro para o lugar de Saravia, marcando assim o retorno do cria do Galo aos gramados após grave lesão, acontecida no dia 17 abril contra o Tigre, em jogo válido pelo primeiro turno do Brasileirão.
Três minutos depois, Bolasie deixou Allano cara a cara com Mendes que, saiu do gol com precisão para impedir o terceiro do Criciúma. O Galo até chegou a diminuir no último minuto, após Fuchs cruzar pela direita e Zaracho, de cabeça, desviar para o fundo das redes.
FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA 2X1 ATLÉTICO
Criciúma
Gustavo; Claudinho (Ronald Lopes), Tobias Figueiredo, Wilker Ángel e Trauco (Marquinhos Gabriel); Meritão, Newton, Hermes e Fellipe Mateus (Jonathan); Bolasie (Walisson Maia) e Eder (Allano). Técnico: Cláudio Tencati
Atlético
Matheus Mendes; Saravia (Rubens), Battaglia, Junior Alonso (Bruno Fuchs) e Guilherme Arana; Otávio Fausto Vera), Alan Franco, Gustavo Scarpa e Bernard (Zaracho); Paulinho e Vargas (Cadu). Técnico: Gabriel Milito
Motivo: 21ª rodada do Brasileirão
Data: 03 de agosto de 2024 (sábado)
Local: estádio Heriberto Hulse, Criciúma-SC
Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro, auxiliado por Maurício Coelho Silva Penna e Tiago Kappes Diel
VAR: Diego Pombo Lopez
Cartões amarelos: Otávio, Junior Alonso (Atlético)
Gols: Meritão, aos 12’; Wilker Ángel, aos 19’, 2º tempo (Criciúma); Zaracho, aos 51’, 2º tempo (Atlético)
Leia mais