Os dois cartões amarelos recebidos por Hulk, do Atlético, na noite de segunda-feira (17), contra o Palmeiras, fizeram com que o atleta chegasse à marca de 8 amarelos em 23 jogos nesta temporada. Ao todo, o camisa 7 soma 50 cartões (46 amarelos e 4 vermelhos) desde que chegou ao Galo, em 2021. De todos os cartões recebidos pelo super-herói alvinegro, mais da metade foram por reclamação.
Ao todo, Hulk já levou 26 cartões por confrontar a decisão da arbitragem, o que representa 52% dos cartões recebidos pelo atacante. Nesta temporada, o atacante recebeu 4 cartões no Campeonato Mineiro, 1 na Libertadores e 1 no Brasileiro, além dos dois amarelos recebidos na noite desta segunda (17), que gerou o primeiro vermelho do ano .
Aos 31 minutos do duelo contra o Palmeiras, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima (Fifa-PE) aplicou dois cartões amarelos para Hulk em um intervalo de cinco segundos, o que resultou na expulsão do super-herói, a primeira de 2024.
Dos quatro cartões vermelhos recebidos no Galo, o camisa 7 foi expulso por reclamação ou ofensa à arbitragem em três oportunidades, duas delas contra o América. A diferença é que contra o Palmeiras, a decisão do árbitro foi muito contestada não só pelo atleta, mas também por Rubens Menin, um dos donos da SAF do Atlético.
O acionista usou as redes sociais para criticar a postura do árbitro durante o jogo contra os paulistas. De acordo com o empresário, “árbitros não são, ou pelo menos não deveriam ser, protagonistas do jogo”.
Com a expulsão, Hulk ficará de fora do duelo contra o Vitória, na quinta-feira (20), às 20h30, no Barradão. O jogador pode ainda pegar um gancho maior, se o jogador for denunciado e julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
"Tretas” que levaram Hulk ao vermelho no Galo
A primeira vez que Hulk foi expulso pelo Atlético foi após uma agressão a William Pottker, na 9ª rodada do Campeonato Mineiro de 2021. Na ocasião, o árbitro Paulo Cesar Zanovelli da Silva puniu o camisa 7 com o cartão vermelho.
Já a segunda expulsão ocorreu na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, em que as equipes empataram em 2 a 2. Após o final do duelo entre os mineiros, o atacante foi reclamar com Wilton Pereira Sampaio, levou o segundo amarelo e, por consequência, o cartão vermelho.
A terceira foi no returno, quando Hulk foi expulso pelo mesmo árbitro do duelo contra o Palmeiras desta segunda (17). Na ocasião, Rodrigo Jose Pereira de Lima aplicou vermelho direto para o atacante após ser xingado nos acréscimos da segunda etapa.
*Estagiário sob supervisão de Paulo Duarte
Leia mais