Maior artilheiro do Atlético na Libertadores, o atacante Hulk pode quebrar mais um recorde pelo clube na estreia da competição, nesta quinta-feira (4), contra o Caracas e se tornar o maior goleador do Galo em jogos internacionais oficiais.
Com 15 gols, o camisa 7 está empatado com Guilherme. A diferença entre eles está na distribuição dos tentos marcados. Enquanto o super-herói alvinegro concentra a marca na Libertadores, o ex-atacante do Atlético soma nove na Libertadores, cinco na antiga Copa Mercosul, e um na Sul-Americana. Jô (11 gols), Diego Tardelli (9 gols) e Valdir Bigode (9 gols) completam o Top-5 dos maiores artilheiros internacionais do Galo.
Hulk disputará a quarta edição da competição continental com a camisa alvinegra. Ele precisou de 32 jogos para chegar a marca atual, além de dar seis assistências. No atual elenco, quem está mais próximo dos números de Hulk é o atacante Paulinho. O camisa 10 marcou sete gols na Libertadores do ano passado.
A oportunidade do artilheiro fazer história iniciará às 19h (de Brasília), quando o árbitro dará o apito inicial para o duelo na Venezuela, no estádio Olímpico da Universidade Central.
Hulk pelo Galo na Libertadores:
2021: 7 gols e 3 assistências em 12 jogos
2022: 5 gols e 1 assistência em 10 jogos
2023: 3 gols e 2 assistências em 10 jogos
Artilheiros brasileiros na Libertadores
Além de poder se consagrar como maior goleador do Galo em jogos oficiais internacionais, Hulk pode subir no ranking de artilheiros brasileiros da principal competição sul-americana de clubes.
Os 15 gols marcados levaram o camisa 7 a figurar na 20ª posição do ranking, empatado com o meia Alex, e o centroavante Leandro Damião, ambos ex-Cruzeiro.
Se marcar mais um tento, o super-herói igualará ao meia Zico e ao centroavante Jardel, campeões por Flamengo e Grêmio, respectivamente. Caso mantenha a média de gols na competição - cinco por ano - Hulk chegará ao Top-10, ultrapassando nomes como Pelé e Marcelinho Carioca.
Lista dos maiores artilheiros brasileiros da Libertadores:
1º – Gabriel Barbosa (31 gols)
2º – Luizão (29 gols)
3º – Fred (25 gols)
4° – Palhinha (25 gols)
5º – Célio Taveira (22 gols)
6° – Bruno Henrique (22 gols)
7º – Jairzinho (21 gols)
8° – Rony (21 gols)
9º – Guilherme, Ricardo Oliveira e Pedro (19 gols)
12º – Marcelinho Carioca, Sérgio João e Tita (18 gols)
15º – Pelé, Raphael Veiga e Robinho (17 gols)
18º – Zico e Jardel (16 gols)
20º – Hulk, Alex e Leandro Damião (15 gols)
23º – Neymar, Rogério Ceni, Luís Fabiano, Thiago Ribeiro e Washington (14 gols)
*Estagiário sob supervisão de Paulo Duarte
Leia mais