Manchester City vira inspiração para o Atlético buscar título

João Alberto Aguiar - Do Hoje em Dia
23/10/2012 às 07:57.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:27
 (Paul Ellis/AFP)

(Paul Ellis/AFP)

Esperança não falta ao Atlético. Nem exemplo. A história do Manchester City, campeão inglês da temporada 2011/2012, serve de inspiração para Cuca e seus comandados na reta final do Brasileirão.

Quando faltavam seis rodadas para o término da última edição da Premier League – que também tem 20 clubes, no sistema de pontos corridos –, a vantagem do Manchester United na tabela era de oito pontos (79 a 71), dois a mais em relação à atual distância que separa o Galo do líder Fluminense (69 a 63).

Duas coincidências unem Manchester City e Atlético. O time inglês não ganhava o principal título nacional há 44 anos. O jejum do Galo é de 41 anos.

Assim como o Atlético, mas em menor intensidade, o City também atravessou um período de instabilidade na competição.

Entre a 18ª e a 32ª rodada, o time inglês acumulou três derrotas e três empates.

O Manchester City teve que jogar muita bola para superar o rival no momento decisivo do campeonato. Como o Atlético fez no domingo, diante do Fluminense.

Depois da derrota para o Arsenal, por 1 a 0, na 32ª rodada, o time do técnico Roberto Mancini engatou uma sequência de seis vitórias nas seis derradeiras rodadas, uma delas sobre o próprio United.

A 38ª rodada foi emocionante. Os dois times entraram em campo empatados por pontos: 86.

Mas o City tinha uma grande vantagem no saldo de gols (63 a 55), o que praticamente lhe permitia jogar por um resultado igual ao do rival na última rodada.

A decisão do título foi emocionante. O City jogava em casa, contra o Queens Park Rangers. O United encarava, como visitante, o Sunderland, e logo abriu o placar.

O City chegou a fazer 1 a 0, o que lhe garantia o título, mas levou a virada no início do segundo tempo. A vitória só foi conquistada nos acréscimos, com gols de Dzeko e do argentino Agüero.

O gol do título nos acréscimos é mais uma inspiração do Manchester City para o Atlético, que se mantém vivo na briga pelo título do Campeonato Brasileiro graças a gols após o tempo regulamentar nas vitórias sobre Sport e Fluminense, nas duas últimas rodadas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por