Brasileirão

Momento ruim do Atlético lembra início de Cuca no clube, em 2011, quando perdeu seis jogos seguidos

Ana Paula Moreira
@anapdmoreira
Publicado em 30/08/2022 às 07:00.

Cuca amargou seis derrotas seguidas quando chegou ao Galo pela primeira vez, em 2011 (Pedro Souza / Atlético)

Quando a diretoria anunciou o retorno do técnico Cuca, após a demissão do Turco Mohamed, boa parte da torcida comemorou. A memória do treinador que levou o Galo ao fim do jejum de 50 anos do título do Campeonato Brasileiro, além do bi da Copa do Brasil, ainda está muito viva para os torcedores. Mas o início de Cuca nesta terceira passagem pelo clube não é bom. De sete jogos disputados, o time venceu apenas um. O aproveitamento é menor que 30%. Mas essa história também não é nova para o torcedor. 

Em 2011, Cuca foi contratado para substituir Dorival Júnior. O Atlético já não ia bem no Brasileiro e amargou seis derrotas seguidas com o novo treinador. Cuca estreou pelo Galo no dia 10 de agosto de 2011, contra o Botafogo, em jogo de ida da 2ª fase da Copa Sul-Americana. A equipe, que tinha o zagueiro Réver entre os titulares, perdeu por 2 a 1. 

Na sequência, foram mais cinco derrotas. Pelo Campeonato Brasileiro, o Atlético perdeu para o Coritiba por 3 a 1, para o Corinthians por 3 a 2 e, novamente, para o Botafogo por 3 a 1. Depois, a equipe de Cuca enfrentou novamente o time carioca pela competição sul-americana, perdeu por 1 a 0 e foi eliminado. Pelo campeonato nacional, o Galo foi derrotado mais uma vez, no clássico contra o Cruzeiro, por 2 a 1.  

Cuca foi bastante questionado pela torcida neste início ruim no Galo, mas foi bancado por Alexandre Kalil, presidente do clube à época. A permanência de Cuca trouxe resultados. No ano seguinte, o Atlético foi vice no Brasileirão, disputando o título com o Fluminense até as últimas rodadas e alcançando uma vaga na Libertadores do próximo ano. Em 2013, ainda sob comando de Cuca, o Galo conquistou a América pela primeira vez. 

Antes disso tudo, porém, Kalil teve mais um motivo para dispensar Cuca do Atlético. Na última rodada do Brasileiro de 2011, o Galo perdeu para o Cruzeiro no famoso 6 a 1, resultado que ficou marcado na história das equipes. Se ganhasse, o Alvinegro teria a chance de rebaixar o principal rival pela primeira vez. 

Agora, com um desempenho quase tão complicado quanto aquele de 2011, Cuca ressalta que não existe um “remédio” para que o time volte a jogar bem. “Vão falar diversos fatores. O time está desmotivado, não tem mais a concentração de outrora. O time isso, aquilo. Mas não é um remédio que você encontra. É uma sequência de jogos, partidas, jogos bem jogados, para recuperar a autoconfiança em uma boa vitória”, explicou, após o empate com o América.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por