CONTRA A VIOLÊNCIA

Procuradoria denuncia Atlético, pede a interdição da Arena MRV e jogos sem torcida

Falta de segurança para profissionais consta no pedido da Justiça Desportiva

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 12/11/2024 às 11:17.
Tribunal pede interdição da Arena MRV (Daniela Veiga / Atlético)
Tribunal pede interdição da Arena MRV (Daniela Veiga / Atlético)

A Procuradoria da Justiça Desportiva denunciou o Atlético pedindo a interdição da Arena MRV, além do clube atuar em outro estádio com os portões fechados até o julgamento, ou até a comprovação de medidas necessárias e suficientes para manutenção da segurança na casa do Galo.   

A denúncia foi liberada na noite desta segunda (11), um dia após a final da Copa do Brasil, marcada por violência e quebradeira por parte da torcida alvinegra. A Medida foi encaminhada para análise e despacho do presidente do STJD do Futebol, Luís Otávio Veríssimo.

O Galo será julgado com base nos artigos 211 e 213 incisos I,II e III, do CBJD, com penas de multa, de R$ 100 a R$ 100 mil, e interdição do local, quando for o caso, até a satisfação das exigências que constem da decisão.

“A Procuradoria pede a condenação do clube mandante por não tomar as providências cabíveis para evitar e reprimir condutas violentas, além de buscar através da Medida Inominada no artigo 119 do CBJD resguardar e restabelecer a segurança nos jogos que envolvem a equipe do Atlético/MG”, destaca o documento. .

Como base, o tribunal conta com a súmula e imagens do confronto que terminou com a vitória e o título do Flamengo da competição. Dentre os relatos constam bombas lançadas ao gramado e falta de segurança para torcedores e profissionais.

Uma das bombas atingiu o repórter fotográfico Nuremberg Maria José, que teve dedos quebrados, tendões rompidos e a necessidade de cirurgia. Outra foi lançada após o gol do Flamengo e caiu próximo do jogador Gonzalo Plata. Já a terceira, foi arremessada em direção ao goleiro Rossi. 

“As gravíssimas falhas do clube mandante ao não prevenir e conter imediatamente os atos de violência e de enorme desordem... corroboram a existência de risco concreto, que somente será afastado quando houver a comprovação da tomada de medidas logísticas, estruturais, administrativas e disciplinares necessárias e suficientes para fins de manutenção da segurança no estádio”, destaca o texto.

Vale lembrar que o Atlético ainda realizará três jogos nesta temporada como mandante, todos pelo Brasileirão. 

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por