
Depois de Bernard, em 2013, as categorias de base do Atlético produzirão mais uma joia rara para o futebol europeu. O zagueiro Jemerson está perto de ser negociado ao Velho Continente e, por pouco, a negociação não representará um recorde no futebol brasileiro.
Na lista de zagueiros mais caros a saírem do futebol nacional, Jemerson só deverá ficar atrás de Breno, vendido pelo São Paulo ao Bayern de Munique por 12 milhões de euros (R$ 53,2 milhões, na cotação de hoje). O Galo deve negociar o defensor por 11,5 milhões de euros (R$ 51 milhões) e ficar com 70% do valor, que seria em torno de 35,7 milhões.
O baiano até poderia ficar no topo da lista. Porém, alguns fatores limitam o investimento, como idade (24 anos, contra 18 de Breno em 2008) e ausência em seleções de base. Jemerson foi convocado para a Seleção Principal uma vez, no ano passado, mas não dispoutou nenhum jogo com a "amarelinha".
Segundo o Hoje em Dia apurou com uma fonte ligada à negociação, as tratativas estão "quentes", e o atleta de 24 anos defenderá um grande clube da Europa. Recentemente, a Juventus-ITA foi quem demostrou interesse em levar o "Blackenbauer".
Outra equipe de relevância que tem Jemerson no radar é o Sevilla-ESP. No começo do ano, Mônaco-FRA, Porto-POR e Roma-ITA também conversaram com o Galo. O primeiro clube a despertar para o futebol do atleta havia sido a Lazio-ITA, ainda em 2015.
A grande questão a ser resolvida pela diretoria do Galo é se Jemerson será aproveitado na Copa Libertadores. Mas tudo indica que ele deve mesmo sair neste inverno europeu. A janela de transferências se fechará na segunda-feira (1º) nas principais ligas da Europa. A carta na manga, para o Atlético, seria o fato de Jemerson ocupar lugar de estrangeiro, algo que pode ser solucionado apenas em julho.
Nesta terça-feira (26), no último treinamento antes de enfrentar o Flamengo pela Liga Sul-Minas-Rio, o Atlético fez uma atividade na qual Jemerson não participou. O atleta apenas fez uma leve movimentação nas extremidades do campo.