torcedor do galo

Rei Pelé foi homenageado na Arena MRV, e agora vê o Santos estrear a nova casa do Atlético

Pai do jogador chegou a vestir o manto alvinegro

Bernardo Haddad*
Publicado em 26/08/2023 às 09:20.

(Reprodução / Instagram)

O maior atleta do Século, Pelé, irá acompanhar do céu o jogo entre Atlético e Santos, na estreia da nova casa do Galo, a Arena MRV. A relação entre o Rei, Santos e Atlético vem de longas datas.

Edson Arantes do Nascimento nasceu em Três Corações, sul de Minas Gerais, e teve vários capítulos de ligação ao Atlético-MG. A primeira conexão era seu pai, Dondinho, um jogador promissor do futebol amador do interior de Minas, foi convidado pelo Galo para realizar um amistoso contra o São Cristóvão. Entretanto, uma lesão no joelho interrompeu a carreira do progenitor do Rei.

Esse episódio ficou marcado para Pelé, que sempre fazia questão de enaltecer os dotes futebolísticos do pai em suas entrevistas - como o recorde de cinco gols de cabeça em um jogo. Em 1999, o Rei chegou a se declarar torcedor do Galo em entrevista para a Revista Placar.

Confrontos históricos

No dia 30 de janeiro de 1958, Pelé enfrentou o Atlético pela primeira vez, na Arena Independência. O Rei marcou um gol, na goleada de 5 a 2 para o Santos. Entretanto, foi nessa partida que o maior atleta do século perdeu sua primeira cobrança de pênalti na história. No total, Pelé e Atlético se enfrentaram em 20 oportunidades. O tricampeão mundial saiu vencedor em 8 oportunidades e marcou 12 vezes em cima do alvinegro.

Um dos confrontos mais marcantes contra o Galo, foi no dia 23 de novembro de 1969, quando quatro dias depois de marcar o 1000° gol na carreira, Pelé foi até o Mineirão, palco de Atlético e Santos, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, a Taça de Prata. O Rei foi recebido no estádio por autoridades, crianças e índios, deixou a marca do pé direito no cimento e foi homenageado com uma placa de bronze, que fica exposta no Museu do Futebol, dentro do Mineirão, com a frase “ofereço estes mil gols às crianças pobres do Brasil”, dita após o feito.

Antes da partida, Pelé chorou abraçado pelos parentes que vieram prestigiá-lo de Três Corações. Carregado pelo gramado, recebeu uma coroa simbólica de Rei do Futebol. Em campo, a festa durou pouco. Pelé foi expulso aos 23 minutos de jogo após uma dividida de bola com o goleiro Careca. O árbitro Amílcar Ferreira foi muito criticado pela decisão por parte da torcida e pelos jogadores, tanto do Santos, quanto do Atlético que também não concordaram com a expulsão. O Galo acabou vencendo por 2 a 0, com gols de Lola e Dario.

O último encontro entre o Rei e o Galo foi em junho de 1974, quando o Atlético venceu o Santos por 2 a 1, e Pelé atraiu 53 mil pagantes no Mineirão. A partida marcou a última apresentação do maior atleta do século em terras mineiras, que no ano seguinte foi jogar pelo NY Cosmos, nos Estados Unidos.

Homenagem Arena MRV

Infelizmente, no dia 29 de dezembro de 2022, Pelé nos deixou. A Arena MRV, novo estádio do Atlético, fez uma homenagem em memória do Rei do Futebol. A casa alvinegra apagou as luzes do símbolo atleticano e deixou apenas a estrela acesa, como uma forma de tributo ao Rei do Futebol.

No próximo domingo (27), o Atlético recebe o Santos para seu primeiro jogo oficial na Arena. A partir das 16h, a bola rola pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, e o Peixe conta com a ajuda divina do Rei para sair com um resultado positivo na estreia do estádio do Galo.

*Estágiário sob a supervisão de Angel Drumond

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por