O Atlético foi ao Rio de Janeiro com o intuito de voltar a vencer fora de casa no Brasileiro e impedir o título antecipado do Fluminense, mas não passou em um empate em 1 a 1 contra o Vasco, em São Januário. O resultado foi péssimo para o Galo que perdeu a vice-liderança da competição nacional e ainda viu o Fluminense comemorar o título Brasileiro.
Após a partida, o armador Ronaldinho Gaúcho que declarou que queria ser campeão com a camisa atleticana terá que esperar 2013, para tentar levar o Galo ao inédito título da Libertadores. O jogador lamentou o fato de ter atuado com um jogador a menos contra o Vasco, em São Januário, já que Serginho foi expulso ainda no primeiro tempo.
"Jogar com um jogador a menos neste calor que estava aqui é muito complicado, mas mesmo assim, conseguimos criar jogadas, envolver o adversário. Agora é descansar para o próximo jogo e fechar o ano bem, sem perder nenhum jogo dentro de casa e tentar a ida direta para a Libertadores. Infelizmente o título não dá mais", declarou.
Ao tomar conhecimento da vitória do Grêmio e da queda do Atlético para a terceira colocação, Ronaldinho afirmou que a preocupação tem que ser somente com Galo e em somar pontos nos jogos finais. "A gente não tem que se preocupar com ninguém. Tem os jogos que faltam e vamos procurar o somar o máximo de pontos para tentar entrar direto na Libertadores", disse.