SÉRIE A

Santos x Atlético: duelo vale quebra de tabu, embalo no Brasileiro e confiança para Cuca

Letícia Lopes
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 05/10/2022 às 07:00.

A última vez que as equipes se enfrentaram, em junho deste ano, ainda com Turco no comando do Galo, o duelo ficou empatado por 1 a 1. (Pedro Souza / Atlético)

Na última rodada do Brasileirão, o Atlético teve um alívio, vencendo em casa depois de três meses de jejum. Quatro dias depois, outro desafio já está desenhado e o time vai a campo com o peso de um tabu que dura 13 anos. Nesta quarta-feira (5), às 21h30, o Galo enfrenta o Santos, time que não consegue superar na Vila Belmiro desde 2009.

A última vez em que os atleticanos saíram vencedores da Baixada Santista foi no dia 21 de junho de 2009. Naquela ocasião, com Tardelli no time, o Galo venceu por 3 a 2, de virada. Neymar ainda jogava no Peixe. Desde então, foram mais 12 jogos na casa do adversário e o time mineiro não conseguiu vencer nenhum. Ao contrário, perdeu em onze confrontos e conseguiu apenas um empate. 

A última vez em que as equipes se encontraram, no primeiro turno,  aconteceu no Mineirão. Ainda assim, o Galo teve dificuldades diante do Santos e o jogo terminou empatado, por 1 a 1, com gols de Savinho e Rwan Seco.

Para pôr fim a este tabu, o Atlético pode contar com um fator que não é de todo positivo, mas é bem-vindo. Neste ano, o time tem se saído melhor jogando fora de casa. São 50% de aproveitamento jogando longe dos gramados de Belo Horizonte.

Porém, para dificultar a situação, o Santos tem 59% de sucesso na Vila Belmiro. São 14 duelos, sete vitórias, quatro empates e três derrotas. 

Atualmente, o Atlético é o sétimo colocado na tabela do Brasileiro, com 43 pontos. O time precisa da vitória para aumentar as chances de disputar a Libertadores no próximo ano, que atualmente está em 64%. Já o Santos está em 11º lugar, com 37 pontos, também sonha com o mesmo objetivo e tem 14% de chances.

Cuca retorna à Vila Belmiro

Além do tabu, entre Atlético e Santos, será a segunda vez que Cuca, ex-técnico do Peixe, visita a Vila Belmiro desde que deixou o clube, no início de 2021, em direção ao Galo. O reencontro acontece junto com a possibilidade de revanche, já que no ano passado, o treinador foi derrotado por 2 a 0.

Para este duelo, Cuca terá alguns desafios na escalação, visto que nem todos atletas estarão disponíveis. No entanto, a confiança do técnico prevalece: “é confiar no grupo, não só no 11 que a gente tem, cada jogo é uma estratégia. Quarta-feira que vem vamos pensar o melhor que a gente tem em termos de escalação para enfrentar o Santos”.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por