Nos estádios de futebol ao redor do mundo, o mosaico costuma ser a cereja do bolo na festa dos torcedores. E o Atlético, na final da Copa Libertadores 2013, contra o Olímpia, prepara uma enorme tela, ocupando todo o Mineirão, palco da decisão, na noite desta quarta-feira (24).
O artista responsável pela organização será Thiago Fellipe, o Scap, que guarda o segredo do desenho que será exibido no Gigante da Pampulha sob sete chaves. O que pode ser revelado é que a arte terá 60 mil peças e será o maior mosaico da Copa Libertadores, o dobro do tamanho do que o Olímpia fez na quarta passada (17), em Assunção, no Defensores del Chaco.
"Será o maior mosaico da Libertadores. Serão 60 mil peças, o dobro do mosaico do Olímpia e vai ter uma mensagem de apoio aos jogadores. É segredo. Será composto por frases e desenhos. Cada setor do estádio terá um desenho diferente, serão quatro", informou.
Com a experiência de ter produzido todos os mosaicos do Galo no torneio continental, além da polêmica imagem na partida contra o Fluminense (a torcida levantou as cores do Fluminense com a palavra CBF escrita de cabeça para baixo), Scap, se prepara para um desafio novo. Um mosaico no Mineirão demanda uma análise maior, até por ser um palco novo para exibir sua arte.
Mosaico contra o Flu e CBF foi organizado e produzido por Scap (Foto: Divulgação)
"Com certeza o trabalho evoluiu (no decorrer dos jogos na Libertadores), mas este vai ser um desafio. Pois nunca fiz um mosaico no Mineirão. Tem que fazer um estudo para ver pontos que não enchem. Mas acredito que não vai ter problema", comentou o artista.
E para ser exibido perfeitamente no Mineirão 12 faixas com instruções serão exibidas antes do jogo, 20 mil panfletos serão distribuídos em diferentes pontos do estádio, além de circular uma imagem nas redes sociais com o que se deve fazer para o mosaico funcionar. Neles, a informação básica é que o torcedor irá encontrar um pano em seu assento. É importante que ele não mude de lugar a peça e a levante assim que os jogadores entrarem em campo por aproximadamente cinco minutos, durante alguns cânticos da torcida.
Os custos do mosaico estão sendo bancados pelo Atlético e a torcida organizada Galoucura. Os valores não foram revelados.