
O volante Luiz Gustavo, de 37 anos, foi internado neste sábado (5) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após exames apontarem um quadro de tromboembolismo pulmonar. A informação foi divulgada pelo São Paulo Futebol Clube, que confirmou a ausência do atleta na partida contra o Atlético, válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Segundo o clube, o jogador vinha relatando dores na região do tórax. Após encaminhamento do departamento médico para exames de imagem, foi constatada a obstrução em vasos pulmonares. Em nota oficial nas redes sociais, o São Paulo informou que Luiz Gustavo seguirá internado “para observação e tratamento” pelos próximos dias, até novas avaliações médicas.
Com a baixa, o técnico Luis Zubeldía deve escalar Alisson, Bobadilla e Marcos Antônio no meio de campo contra o Atlético. A equipe também não contará com Oscar e Lucas Moura, e o treinador pode optar por poupar outros jogadores em razão do próximo compromisso pela Libertadores, contra o Alianza Lima, do Peru.
Luiz Gustavo participou de dois jogos pelo São Paulo na temporada, ambos como titular. Atuou no empate sem gols contra o Sport, pela estreia no Campeonato Brasileiro, e na vitória por 1 a 0 sobre o Talleres, da Argentina, na primeira rodada da fase de grupos da Libertadores.
O tromboembolismo pulmonar ocorre quando um coágulo sanguíneo bloqueia, parcial ou totalmente, uma artéria pulmonar. A condição pode ter origem em veias profundas das pernas e apresenta sintomas como dor torácica, falta de ar e tosse com sangue. O tratamento inclui o uso de anticoagulantes e, em casos específicos, procedimentos como a embolectomia pulmonar
Leia mais