Autor do gol da Holanda na final da Copa do Mundo de 1978, em Buenos Aires, onde a Argentina ficou com o título ao vencer a rival por 3 a 1, Dick Nanninga morreu na última terça-feira (21), aos 66 anos de idade. O clube holandês Roda JC, que ele defendeu entre 1974 e 1982, confirmou a morte do ex-jogador.
Embora tenha disputado o Mundial de 1978, Nanninga realizou apenas 15 partidas pela seleção do país, mas ajudou a sua equipe a avançar pela segunda Copa seguida a uma decisão - quatro anos antes, em 1974, o país foi derrotado pela Alemanha na final, em solo alemão.
Na decisão de 1978, Nanninga abriu o placar para a Holanda no primeiro tempo, mas logo em seguida Mario Kempes, artilheiro daquele Mundial, empatou para a Argentina ainda na etapa inicial. E a seleção anfitriã acabou garantindo o título com dois gols na prorrogação, sendo um deles de Kempes e outro de Bertoni.
A causa da morte de Nanninga não foi anunciada na última terça, mas o ex-atleta anteriormente chegou a passar meses em coma, em 2012, quando precisou ter uma das pernas amputada. Ele é, por sinal, um dos dois holandeses a terem marcado um gol em uma decisão do Mundial. O outro é Neeskens, que também abriu o placar para o país na final diante da Alemanha, em 1974, onde a seleção da casa também ganhou de virada, por 2 a 1. Já no jogo que valeu o título da Copa de 2010, na África do Sul, a Espanha superou a Holanda por 1 a 0, com um gol de Iniesta na prorrogação.