O Avaí conquistou um importante resultado na noite desta sexta-feira. O clube catarinense venceu o Paraná por 1 a 0 e de quebra deu mais um passo rumo ao seu objetivo: um lugar no grupo de classificação para a elite do Brasileirão. O jogo foi válido pela 27.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B e disputado no Estádio Durival de Britto, em Curitiba. A partida foi equilibrada, mas com uma pequena vantagem a favor do Avaí, que acabou merecendo a vitória. O gol foi marcado por Anderson Uchoa no segundo tempo.
Com o resultado, o Avaí entrou de vez na briga pelo G4 zona de acesso. O clube catarinense subiu para a quinta colocação com 44 pontos, um a menos do que o adversário desta noite, o Paraná, que caiu da terceira para a quarta posição na tabela de classificação. Esta é a segunda derrota seguida do clube paranaense, em casa, um a vez que tinha perdido para o América-MG, por 1 a 0.
Vivendo bom momento na Série B, sem perder há três jogos, o Avaí não demorou para tomar o domínio do jogo, fazendo com que o Paraná recuasse para o seu setor defensivo e apostasse nas jogadas de contra-ataque. Logo nos minutos iniciais, Marquinhos teve duas chances de abrir o placar, mas pecou na hora de finalizar ao gol.
A pontaria foi o principal problema do clube catarinense, que melhor em jogo, poderia ter ido para o intervalo com o resultado positivo, principalmente nas tentativas do atacante Betinho. O time paranaense só foi sair para a partida nos minutos finais. A principal jogada saiu aos 44 minutos. Reinaldo recebeu lindo passe, colocou a bola para correr e tocou na saída do goleiro Diego. Seria o gol da equipe mandante, se o bandeirinha Leonardo Mendonça não tivesse marcado posição irregular do jogador.
No segundo tempo, as coisas se reverteram. Após a bronca no vestiário, o Paraná voltou melhor e por pouco não abriu o placar logo no início. Paulo Sérgio recebeu dentro da área, rodou e chutou para a defesa de Diego.
O Avaí não se abateu. Demorou, mas quando saiu para o jogo, abriu o placar em bola parada. Aos 16 minutos, Marquinhos cobrou falta na cabeça de Anderson Uchoa. O volante apareceu nas costas de um zagueiro e testou firme para o fundo das redes.
Após tomar o gol, o clube paranaense se jogou ao ataque, principalmente pelas substituições de Dado Cavalcanti, e ficou perto de empatar. O principal lance saiu aos 37 minutos. Moacir saiu cara a cara com o goleiro Diego, que fez a defesa. Antes do final do jogo, o meia Lúcio Flávio cavou pênalti e recebeu o cartão amarelo. Insatisfeito, o meia foi enfático na reclamação e acabou sendo expulso.
No próximo jogo, o Paraná enfrenta o América-RN na terça-feira, às 21h50, no Estádio Nazarenão, em Natal. Já o Avaí entra em campo contra o Sport no mesmo dia e horário, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis.
FICHA TÉCNICA
PARANÁ 0 X 1 AVAÍ
PARANÁ - Luis Carlos; Moacir, Anderson, Brinner e Paulinho; Edson Sitta (Fernando Gabriel), Ricardo Conceição, Ronaldo Mendes (Lúcio Flávio) e Felipe Amorim; Paulo Sérgio e Reinaldo (JJ. Morales). Técnico Dado Cavalcanti.
AVAÍ - Diego; Ricardinho, Alex Lima, Bruno Maia e Héracles; Eduardo Costa, Anderson Uchoa (Rodrigo Thiesen), Diego Jardel (Aelson) e Marquinhos; Betinho e Beto (Juliano). Técnico - Hemerson Maria.
GOL Anderson Uchoa, aos 16 do primeiro tempo.
ÁRBITRO André Luiz de Freitas Castro (GO).
CARTÕES AMARELOS Diogo Jardel (Avaí). Edson Sitta e Felipe Amorim (Paraná).
CARTÃO VERMELHO Lúcio Flávio (Paraná).
RENDA R$ 84.074,00.
PÚBLICO 5.274 pagantes.
LOCAL Estádio Durival de Britto, em Curitiba (PR).
http://www.estadao.com.br