A seleção brasileira feminina de basquete inicia nesta semana em São Carlos, no interior de São Paulo, a preparação para o Campeonato Sul-Americano. Será a primeira competição oficial do time brasileiro sob o comando do técnico Luiz Augusto Zanon. O torneio será disputado em Mendoza, na Argentina, entre 23 e 27 de julho.
O elenco brasileiro se apresentou neste domingo sem Iziane e Érika, as principais atletas da seleção. Envolvidas na disputa da WNBA, elas não foram convocadas para a competição que concede três vagas para a Copa América do México, entre 23 e 29 de setembro. Ao todo, Zanon chamou 15 jogadoras.
A preparação terá início nesta segunda com exames médicos e testes físicos, que devem se prolongar até terça. Os treinos estão agendados a partir desta quarta. "Vamos dar sequência no trabalho realizado na primeira fase e fazer aprimoramento. Quero uma conscientização de todas e que saibam a importância de seus papéis na seleção", afirmou o treinador.
"Temos hoje um grupo e queremos formar uma equipe, que marque uma geração. Essa oportunidade que está sendo dada a essas meninas é única e é preciso dar valor. Nesta etapa vou trabalhar a intensidade e velocidade", explicou Zanon, que volta a trabalhar em sua cidade natal, agora como técnico da seleção.
http://www.estadao.com.br