Beisebol e softbol em Belo Horizonte: só não pratica quem não quer

Henrique André
hcarmo@hojeemdia.com.br
Publicado em 06/03/2017 às 08:50.Atualizado em 15/11/2021 às 13:38.

Antes mesmo de os olhos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) se voltarem para os Jogos de Tóquio, em 2020, os japoneses já fizeram a diferença em terras tupiniquins. Em Belo Horizonte, para ser mais exato.

Fundada em 2005 pelo Sensei Katsuyoshi Aoki, a Associação de Beisebol e Softbol de Belo Horizonte (ABSBH) promove o esporte na capital e região metropolitana, sem fins lucrativos, englobando pessoas de várias faixas etárias e classes sociais. “Quem não tem condições pode treinar como bolsista da Associação. Tentamos fazer com o que o máximo de pessoas possam praticar o esporte”, conta a presidente Miriam Suzuka Aoki.

Apesar de ainda não ter uma federação em Minas e nem campeonatos oficiais, o beisebol e o softbol podem formar talentos num futuro próximo e até ajudar na montagem da seleção. Para Aoki, se houver uma peneira bem feita, jovens mineiros podem se dar bem no esporte e abrir portas inclusive no exterior.

Major League

De olho nestas joias, a Major League Baseball (MLB) – principal liga profissional de beisebol dos Estados Unidos – lançou em janeiro um programa para formar atletas no Centro de Treinamentos (CT) da seleção brasileira, localizado em Ibiúna (SP).

A iniciativa, em parceria com a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), oferece bolsas de estudos a atletas aprovados em testes. Assim que selecionados, eles passam a treinar com outros jogadores de seleções de base, naquele que é considerado um dos melhores CTs da América Latina.

Interessados

Quem quiser praticar ou saber mais sobre beisebol e softbol pode acessar a página da ABSBH no Facebook. Os treinos acontecem aos domingos, de 14h30 às 18h, geralmente no campo ao lado do Clube Social dos Cabos e Soldados da PM, no bairro Nova Gameleira.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por