Mesmo sem jogar nenhuma competição na última semana e não ter somado pontos, Rogério Dutra Silva alcançou algo inédito em sua carreira. Com a grande queda de Thomaz Bellucci no ranking, Rogerinho manteve a 127ª colocação e passou a ser o número 1 do Brasil no circuito profissional.
Machucado, Bellucci não pôde jogar na última semana e não conseguiu defender os pontos obtidos com o vice-campeonato do ATP 250 de Moscou, no ano passado, o que fez ele cair 33 posições e ir ao 152º lugar, sua pior colocação desde fevereiro de 2008, quando era o 170º.
Quem também melhorou sua colocação no ranking do País foi João "Feijão" Souza, que contou com quedas para ir da 134ª para a 131ª posição e subir para o posto de segundo melhor tenista brasileiro.
Para melhorarem suas colocações, os três atletas voltam às quadras nesta semana para disputarem o challenger de Buenos Aires, na Argentina. Sem vencer uma partida desde julho deste ano, Bellucci é o cabeça de chave 4 e estreará contra o convidado uruguaio Pablo Cuevas, 401º no ranking. Rogerinho terá pela frente o também convidado argentino Andres Monteni (285º), enquanto Feijão terá o adversário mais forte e enfrentará o anfitrião Facundo Arguello (148º).
Além deles, o Brasil será representado por Guilherme Clezar, que jogará contra o croata Kristijan Mesaros, André Ghem, que encara o colombiano Alejandro Gonzalez, e Ricardo Hocevar, que medirá forças com o quali português Pedro Sousa.