Bernardinho faz intercâmbio com japoneses em treino

Agência Estado
15/11/2013 às 16:42.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:10
 (CBV/Divulgação)

(CBV/Divulgação)

A seleção brasileira masculina de vôlei realizou nesta sexta-feira (15) , em Hirakata, província de Osaka, no Japão, mais um treino de preparação para a Copa dos Campeões, que começa na próxima terça. A atividade foi normal como as outras visando a competição, mas contou com uma novidade para os levantadores Otake e Fukatsu, que atuam pelo Panasonic Panthers, time japonês cujo CT de treinamento foi cedido ao Brasil para esta reta final de treinamentos.

Os dois jogadores da equipe nipônica participaram de um trabalho específico comandado pelo técnico Bernardinho e que contou com a participação de Bruno e Raphael, levantadores da seleção nesta Copa dos Campeões.

"Esse trabalho foi mais para a motivação dos jogadores japoneses. A oportunidade de treinar com os brasileiros, que têm mais experiência, e interagir com eles é muito interessante. O treinamento diário deles aqui no Japão é até um pouco estressante e estar em contato com outros é algo que motiva, que faz querer chegar onde o Bruno e o Raphael estão. O objetivo do trabalho era gerar um astral diferente e acho que foi atingido", afirmou Bernardinho, que foi levantador da seleção brasileira em seus tempos de jogador.

Bruno também gostou da experiência que ajudou a proporcionar aos levantadores japoneses, lembrando que o país oriental foi pioneiro com a sua forma de atuar, mantida até hoje e copiada por outras seleções ao longo das últimas décadas.

"Os japoneses têm uma cultura de jogar com velocidade desde muito antes do Brasil. Eles que implementaram isso no vôlei mundial. De repente, eles não têm o potencial dos atacantes que nós temos, mas sempre jogaram com muita velocidade. É muito interessante poder trocar (experiências). Eles nos escutam muito e essa humildade é sempre importante. Sempre tiramos alguma coisa de qualquer trabalho e esse treino foi muito válido", disse Bruno.

Raphael, por sua vez, enalteceu a importância deste intercâmbio promovido por Bernardinho nesta sexta. "São duas culturas de voleibol diferentes e os dois tentam buscar a maior perfeição dos levantadores. A escola deles é muito bacana também e, introduzindo todo esse trabalho que é feito pelo Bernardo, fica melhor ainda. Acho realizar esse treino juntos foi muito válido para os dois lados", opinou.

A seleção brasileira irá estrear na Copa dos Campeões na próxima terça-feira, contra o Irã, às 5h10 (de Brasília), em Kyoto, antes de encarar, pela ordem, Estados Unidos, Japão, Rússia e Itália.

Veja o vídeo do treino da seleção

 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por