BH pode ter "amistoso" sábado com Japão e México

Alexandre Simões - Hoje em Dia
Publicado em 19/06/2013 às 11:24.Atualizado em 20/11/2021 às 19:15.

Vitórias do Brasil, sobre o México, em Fortaleza, e da Itália, em cima do Japão, em Recife, decretam mais uma “derrota” para Belo Horizonte, que já acumula um histórico de sofrimento quando se trata de Copa das Confederações. Isso porque o confronto entre mexicanos e japoneses, sábado, às 16h, no Mineirão, pela última rodada do Grupo A, se transformará num verdadeiro amistoso, pois as duas vagas da chave nas semifinais já serão de brasileiros e italianos.

O drama da capital mineira com a Copa das Confederações começou na definição do local da partida de abertura. O Mineirão concorria com o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Como as obras na capital federal estavam atrasadas, a Fifa chegou a adiar, em julho de 2011, o anúncio da sede do jogo inaugural.
Mas em 20 de novembro de 2011, saiu a decisão, com Brasília escolhida. Nos bastidores, a certeza de que a derrota não foi do Mineirão, mas da estrutura hoteleira de Belo Horizonte.

Nas duas principais competições da Fifa, o jogo de abertura carrega a mesma importância da final, pelo número de chefes de estado e autoridades do mundo do futebol que acompanham a partida. Para receber tanta gente importante, é necessária uma rede hoteleira com um grande número de leitos quatro e cinco estrelas. E a capital mineira não tem essa capacidade.

Apesar de ter perdido a partida de abertura, o sorteio da Copa das Confederações, em 1º de dezembro do ano passado, poderia dar a Belo Horizonte grandes partidas durante a competição.

Convidado da Fifa para ajudar Jérôme Valcke, secretário-geral da entidade, no sorteio, o badalado chef brasileiro Alex Atala marcou um gol contra a capital mineira. Durante a solenidade, se atrapalhou e colocou o Taiti jogando contra a Nigéria, no Gigante da Pampulha. Era para o Uruguai estar no lugar do representante da Oceania.

Com a gafe, ele ainda tirou de Belo Horizonte qualquer chance de receber o Brasil x Itália, que será sábado, em Salvador. Em outra hipótese, o jogo de sábado, poderia ter a Azzurra no lugar de japoneses ou mexicanos.

Semifinal

A expectativa é de que tudo seja recompensado com o Brasil jogando a semifinal no Mineirão, na próxima quarta-feira.

Mas isso ainda é uma incerteza, pois só acontece se a Seleção for a primeira do Grupo A. Com certeza, o Gigante da Pampulha receberá um grande jogo na próxima semana. Mas, com o Brasil em campo, a festa será muito melhor.


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por