O Brasil é candidato a sede da Copa do Mundo Feminina em 2027, em disputa contra Bélgica, Alemanha e Holanda. Caso seja o escolhido, os jogos poderão ocorrer em diversas cidades. E, também, a tradicional Fifa Fan Festival, espaço para receber de forma gratuita o público para acompanhar os jogos.
Os locais de Belo Horizonte sugeridos para este evento receberam as piores notas em um relatório de avaliação da Fifa. A sede do próximo mundial será escolhida dia 17 deste mês.
O documento, divulgado na última terça-feira (7), detalha as duas sedes concorrentes para que as associações filiadas escolham o anfitrião para a Copa Feminina. Entre os quesitos avaliados, estão os locais para receberem a tradicional Fifa Fan Festival, em que cada cidade anfitriã precisa destinar um espaço que possa receber de forma gratuita o público para acompanhar os jogos. Durante a Copa do Mundo masculina de 2014, o Expominas foi o espaço escolhido.
Para 2027, caso o Brasil seja o escohido, foram indicados a Praça da Estação e o Parque Ecológico da Pampulha. A capital mineira recebeu a pior avaliação entre as cidades brasileiras no quesito: nota 2,9, de um total de 5. O relatório não informa os critérios de avaliação.
O Hoje em Dia entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte para saber como se deu o processo de escolha dos dois locais e irá atualizar esta matéria assim que tiver retorno.
No relatório publicado pela Fifa, que avalia os principais aspectos levados em consideração para decidir a sede do mundial das mulheres, como estádios, acomodação e centro de mídia, o Brasil alcançou nota 4, de uma escala de 0 a 5, enquanto a candidatura conjunta europeia recebeu 3,7.
Veja as notas recebidas pelas 10 cidades-sede do Brasil
- Rio (Praia de Copacabana) - 4,4
- Fortaleza (Aterro da Praia de Iracema) - 4,1
- Brasília (Torre de TV) - 4
- Salvador (Largo do Farol da Barra) - 4
- Recife (Cais da Alfândega) - 3,8
- São Paulo (Anhangabaú) - 3,7
- Manaus (Anfiteatro Ponta Negra) - 3,7
- Porto Alegre (Orla do Guaíba ou Parque Harmonia) - 3,6
- Cuiabá (Parque Jonas Pinheiro ou Parque das Águas) - 3
- Belo Horizonte (Praça da Estação ou Parque Ecológico da Pampulha) - 2,9
O Brasil concorre contra uma proposta europeia para receber a Copa do Mundo, que conta com três países sede: Bélgica, Holanda e Alemanha. Na pontuação geral, a nação sul-americana foi melhor avaliada, com nota 4 (total de 5) contra 3,7 dos europeus.
A sede do próximo mundial será escolhida no dia 17 de maio, durante o Congresso da Fifa na Tailândia.
*Estagiário sob supervisão de Valeska Amorim
Leia mais