O Botafogo-PB é o primeiro time garantido na final do Campeonato Brasileiro da Série D - a quarta divisão nacional. A equipe bateu o Salgueiro-PE, por 2 a 0, e terminou a semifinal com duas vitórias. Já o Tupi venceu o Mixto-MT por 3 a 2, em Juiz de Fora, se classificou às semifinais e assegurou o acesso para a Série C, em 2014. Também sobem Botafogo, Salgueiro e Juventude-RS, que encara o Tupi na outra semi.
O primeiro duelo vai acontecer em Lajeado (RS) porque o Juventude perdeu o mando de campo e não atuará em Caxias do Sul. Nas oitavas de final, um grupo de torcedores invadiu o gramado do estádio Alfredo Jaconi para festejar a vaga contra o Londrina-PR. A partida de volta vai ser em Minas Gerais.
No estádio Almeidão, em João Pessoa, com o apoio da torcida, o Botafogo foi melhor e venceu por 2 a 0 com gols de Ferreira, de falta, e Isaías - um em cada tempo. No jogo de ida, no sertão pernambucano, o time da Paraíba já tinha vencido o Salgueiro por 2 a 1.
No estádio Municipal de Juiz de Fora, o Tupi confirmou o favoritismo ao vencer o Mixto, por 3 a 2, e chegou às semifinais porque na ida, em Cuiabá, tinha empatado em 1 a 1. O time mineiro levou um susto ao sair atrás no placar com Jonatas Obina fazendo o gol do visitante aos 33 minutos. Mas aos 40, de pênalti, o veterano Ademilson, de 39 anos, empatou.
No começo do segundo tempo, o Tupi praticamente liquidou a fatura com gols de Michel, aos quatro, e de Cal, contra, aos nove minutos. O Mixto diminuiu aos 15, de novo com Jonatas Obina. Depois disso, o jogo ficou perigoso porque o empate por 3 a 3 daria a vaga ao time de Mato Grosso, com mais gols fora de casa.
O Tupi foi confirmado nas quartas de final depois que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, eliminou o Aparecidense-GO, salvo pelo seu massagista em jogo polêmico em Juiz de Fora.