Boxe brasileiro conquista ouro inédito na Olimpíada do Rio

AFP
Hoje em Dia - Belo Horizonte
16/08/2016 às 19:36.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:24

(Flavio Tavares/Hoje em Dia)

O brasileiro Robson Conceição conquistou a medalha de ouro na categoria peso leve (até 60 kg) dos Jogos Olímpicos Rio 2016 ao derrotar o francês Sofiane Oumiha por decisão unânime na final, na noite desta terça-feira (16).

Este é o primeiro título do boxe brasileiro em Jogos Olímpicos. A modalidade soma agora cinco medalhas na história: uma de ouro, uma de prata e três de bronze.

Como o placar de cada round demonstra (30-27, 29-28 e 29-28), a vitória do brasileiro foi incontestável. Com o Pavilhão 6 do Riocentro lotado, a torcida saudou Robson na entrada com o grito de "o campeão chegou", enquanto o francês foi recepcionado com o já tradicional grito de "Uh, vai morrer!" que marcou o torneio de boxe olímpico.

O brasileiro foi para cima do francês, empurrado pela torcida, que fez a contagem regressiva no final do terceiro round e começou a gritar "é campeão" antes mesmo do anúncio oficial.

Robson disputou no Rio de Janeiro sua terceira Olimpíada, depois de cair logo na primeira luta em Pequim-2008 e Londres-2012, nas duas oportunidades em combates contra pugilistas da casa.

O baiano, de 27 anos, cumpriu a promessa à filha Sophia, que está prestes a completar dois anos: uma medalha olímpica de presente. Após a vitória, o pugilista correu para os braços da esposa e da filha para celebrar o título.

O pódio já estava garantido desde que Robson passou das quartas de final, já que no boxe olímpico os semifinalistas que perdem suas lutas recebem a medalha de bronze.

O brasileiro estreou nos Jogos Rio 2016 contra Anvar Yunsov, do Tadjiquistão. Depois do primeiro round, vencido por Robson, o rival informou que não continuaria na luta, o que configurou um nocaute técnico. No segundo combate, já pelas quartas de final, o baiano superou o uzbeque Hurshid Tojibaev por decisão unânime dos juízes.

A semifinal foi uma das melhores lutas dos Jogos Olímpicos Rio-2016. Robson encarou o cubano Lazaro Alvarez, tricampeão mundial. Em um combate intenso, ele buscou a vitória até o fim, com direito a uma sequência de golpes nos últimos segundos. A luta elevou o moral do brasileiro, vice-campeão mundial em 2013 e terceiro colocado no Mundial de 2015, para a disputa da medalha de ouro.

Na história do boxe olímpico o Brasil tem outras quatro medalhas: a prata de Esquiva Falcão em Londres-2012 e as medalhas de bronze de Servílio de Oliveira na Cidade do México-1968, de Yamaguchi Falcão e de Adriana Araújo, ambas em Londres-2012.

As medalhas de bronze na categoria peso leve no Rio-2016 foram para o cubano Alvarez e para o mongol Otgondalai Dorjnyambuu.

(Flavio Tavares)

(Flavio Tavares)

(Flavio Tavares)

(Flavio Tavares)

(Flavio Tavares)

(Flavio Tavares)

(Flavio Tavares)

(Flavio Tavares)

(Flavio Tavares)

(Flavio Tavares)

(Flavio Tavares)

(Flavio Tavares)

(Flavio Tavares)

(Flavio Tavares)

(Flavio Tavares)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por