Com a vitória da Grécia sobre a Austrália, por 77 a 71, na manhã desta sexta-feira (2), o Brasil terminou com uma das duas vagas de melhor terceiro colocado e avançou às quartas de final do basquete. Na próxima fase, a Seleção poderá encarar os EUA. Os confrontos das quartas ainda não foram definidos, já que ainda teremos duelos no sábado.
O resultado de seis pontos de diferença dos gregos era o que a Seleção precisava para avançar de fase. A outra chance de avançar seria com um triunfo da Sérvia sobre o Sudão do Sul, por uma diferença mínima de dois pontos, em partida que só acontecerá no sábado (3), às 16h (de Brasília).
A chance de se manter vivo para o Brasil nos Jogos Olímpicos veio após a vitória sobre o Japão, por 102 a 84, na manhã desta sexta-feira (2) no Estádio Pierre Mauroy. Com isso, a Seleção fechou em terceiro no Grupo B, atrás de França e Alemanha, já classificados para a próxima fase, e pode ficar com uma das vagas dos melhores terceiros colocados.
O jogo
Nesta manhã, a seleção comandada pelo técnico Aleksandar Petrovic fez um jogo consistente, liderando o placar durante quase toda a partida e soube frear as tentativas japonesas, fechando o primeiro quadro por 31 a 20. No segundo tempo, o Brasil também liderou o confronto e foi para o intervalo com um placar de 55 a 44.
Na volta do intervalo, os japoneses continuaram melhores na partida, tentando a virada. O pivô Josh Hawkinson abusou das bolas de três pontos. O time brasileiro perdeu a efetividade, e as bolas de longa distância insistiam em não cair.
Os japoneses diminuíram a desvantagem para apenas dois pontos, com o Brasil na liderança por 75 a 73. Mas a seleção conseguiu segurar os adversários. Dois lances livres convertidos por Yago aumentaram a vantagem para quatro pontos e o terceiro quarto terminou em 77 a 73.
Porém, no último quarto, Marcelinho Huertas e Bruno Caboclo colocaram a casa em ordem e comandou a Seleção rumo à vitória, fechando o placar em 102 a 84. Caboclo terminou a partida como cestinha, anotando 33 pontos, além de 17 rebotes.
Leia mais