Na base da emoção, Dora Varella conquistou uma vaga para a final no Skate Park. A brasileira entrou na última bateria e recebeu 82,29 pontos, ficando com a oitava e última colocação para a decisão, que acontecerá a partir das 12h30 (de Brasília), no parque urbano La Concorde, em Paris.
“Estou aliviada e espero colocar tudo em uma única volta”, falou Dora ao SporTV.
Serão três voltas para cada uma das finalistas e quem fizer a melhor nota na opinião dos juízes, ficará com o ouro. Além de Dora, o país foi representado por Isadora Pacheco e Raicca Ventura que pararam na fase classificatória na nona posição (82,07) e 12ª ( 76,24), respectivamente.
Medalhista em Tóquio-2020, a japonesa Kokona Hiraki fechou em primeiro, seguida pela americana Bryce Wettstein e a japonesa Hinano Kusaki. Um dos principais nomes da modalidade e favorita ao ouro, a britânica Sky Brown ficou na 4ª posição.
Diferença das modalidades de Dora e Rayssa
A principal diferença entre o Park e o Street, modalidade que Rayssa Leal faturou o bronze em Paris, está no formato da descida. Enquanto no Park os competidores buscam atacar a pista em forma de piscina, com paredes entre 3,4 metros, no Street a ideia é buscar pelos obstáculos que facilmente são encontrados pelas ruas, como corrimões, escadarias, por exemplo.
No skate park, 22 atletas competiram em quatro baterias, com cinco ou seis participantes, onde os competidores devem dar três voltas de 45 segundos cada. A avaliação do desempenho das atletas é realizada por cinco juízes que dão notas que podem ir de 0 a 100, sendo que a maior volta é considerada como a pontuação final.. Se classificam para a final os oito melhores atletas.
Confira como ficou a fase classificatória que levou Dora à final:
Kokona Hiraki - JAP - 88.07
Bryce Wettstein - EUA - 85,65
Hinano Kusaki - JAP - 85,11
Sky Brown - GBR - 84,75
Heili Sirvio - FIN - 83,42
Arisa Trew - AUS - 82,95
Naia Laso - ESP - 82,49
Dora Varella - BRA - 82,29
Leia mais