A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou nesta quinta-feira a criação da Copa do Mundo de Vôlei de Praia. A primeira edição será realizada no começo do próximo ano, entre os dias 9 e 13 de janeiro, no Brasil. A cidade do País que receberá a competição, porém, ainda não foi definida, o que deverá acontecer nas próximas semanas.
A Copa do Mundo terá representantes de 10 países nas versões masculina e feminina. Vão participar do torneio as nações que conseguiram classificar duas duplas para a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres e os vencedores das Copas Continentais - ou o vice, se um país já estiver classificado pelo primeiro critério. Cada país será representado por apenas uma parceria.
"Este é um momento importante para a FIVB e o vôlei de praia internacional", disse o brasileiro Ary Graça, presidente da federação. "Esta é a primeira vez que a FIVB organizada uma Copa do Mundo de Vôlei de Praia, e fazê-lo em um dos países mais populares do vôlei de praia no mundo adiciona peso ao evento. Nós estamos ansiosos para um grande espetáculo com os principais países do vôlei de praia".
Nas duas versões do torneio, os 10 países serão divididos em dois grupos de cinco, com os dois melhores de cada chave avançando às semifinais. O torneio feminino será disputado por Austrália, Maurício, Rússia, Argentina, Canadá, Brasil, República Checa, Alemanha, Estados Unidos e China. Já a competição masculina terá a participação de Japão, África do Sul, Noruega, Venezuela, Canadá, Brasil, Alemanha, Letônia, Suíça e Estados Unidos.
http://www.estadao.com.br