Brasil tem primeiro tempo avassalador, domina o jogo e goleia a Bolívia

Da Redação*
esportes@hojeemdia.com.br
06/10/2016 às 23:53.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:08

(Flickr CBF)

O Brasil não teve dificuldades para bater a Bolívia, na Arena das Dunas, em Natal, por 5 a 0, na noite dessa quinta-feira (6). Com gols de Neymar, Phillippe Coutinho, Gabriel Jesus, Filipe Luis e Roberto Firmino, o Brasil confirmou a boa fase e venceu a terceira partida seguida nas Eliminatórias. Com a vitória, a Seleção Canarinho manteve o segundo lugar, atrás apenas do Uruguai. O próximo desafio é fora de casa no dia 11, próxima terça-feira, contra a laterna da competição Venezuela, em Mérida. 

A partida no primeiro tempo teve alta intensidade e o Brasil não deixou a equipe adversária respirar. Com a marcação avançada, o habilidoso e ágil time montado por Tite, resolveu a partida nos primeiros quarenta e cinco minutos. Após algumas boas chances, o Brasil conseguiu marcar logo no começo. Neymar roubou a bola na intermediária ofensiva, tabelou com Gabriel Jesus e marcou o primeiro aos 10 minutos.

Saída de bola sem desespero, finalizações eficientes, defesa segura. O paralelo com a fraca equipe das últimas duas Copa América, do então treinador Dunga, é obrigatório para ver a evolução alcançada pelos comandados de Tite. Após o primeiro gol, a Seleção Canarinho seguiu dominando o jogo sem sustos. A Bolívia, de futebol fraco e apenas oitava colocada nas Eliminatórias, não conseguia a bola e "entrou na roda". Aos 25 minutos, após boa jogada de Giuliano, aposta de Tite, foi a linha de fundo e achou Coutinho para marcar o segundo tento. 

Leia mais
Uruguai bate a Venezuela em casa e fecha turno das Eliminatórias na liderança
Equador arrasa em casa e Chile afunda nas Eliminatórias com 3º jogo sem vitória

O placar favorável não mudou a forma do Brasil de jogar e continuar dominando a partida. Os bolivianos ameaçaram catimbar o jogo e Neymar chegou a perder a cabeça em alguns momentos. Mais caçado dentro de campo, o camisa 10 brasileiro chegou a ser amarelado por bater boca com os adversários após sofrer faltas e trocar provocações - e vai desfalcar o Brasil no próximo jogo. O jogo continuou na mão da equipe brasileira e para não ter dúvidas, em duas jogadas rápidas, a Seleção matou a partida. Filipe Luís começou e terminou a jogada, aos 38 minutos, que resultou no terceiro gol brasileiro. Vale a ressalva que Neymar, participa da jogada e estava impedido, portanto o gol foi irregular. Aos 43, Neymar foi lançado e devolveu a assistência a Gabriel Jesus, que marcou o quarto gol brasileiro.

No segundo tempo, como era de se esperar, a equipe diminuiu a intensidade da partida. O Brasil seguiu com o jogo na mão e criando chances para aumentar o placar. A meta de Alisson não foi ameaçada em momento algum do jogo. Gabriel Jesus, Neymar, Giuliano e Coutinho perderam chances de ampliar o placar. Tite usou das substituições testar o time sem Neymar, suspenso, e para poupar Gabriel Jesus, que havia jogado 90 minutos na segunda-feira (3), pelo Palmeiras. Entraram, respectivamente, William e Firmino. E foi Firmino que ampliou o placar, subindo mais alto que a defesa em escanteio cobrado por Coutinho e cabeceando para o fundo das redes. Pouco depois, William e novamente Coutinho, perderam chances de ampliar o placar.

O domínio do Brasil foi traduzido em números, terminando com 69% de posse de bola, 10 finalizações, contra apenas duas bolivianas e, enquanto o Brasil acertou 602 passes na partida, os adversários conseguiram "apenas" 179. A Seleção conseguiu empolgar os torcedores presentes na Arena e deixou boa expectativa para a próxima partida.

FICHA TÉCNICA

BRASIL: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda, Filipe Luís; Fernandinho; Renato Augusto, Giuliano (Lucas Lima), Phillippe Coutinho, Neymar (Willian); Gabriel Jesus (Firmino); Técnico: Tite

BOLÍVIA: Lampe; Edemir Rodríguez, Zenteno, Ronald Randés, Marvin Bejarano; Melean, Azogue, Campos (Vaca), Juan Arce (Ramallo); Yasmani Duk (Pablo Escobar), Marcelo Moreno; Técnico: Guillermo Hoyos

GOLS: Neymar aos 10, Phillippe Coutinho aos 25, Filipe Luís aos 38 e Gabriel Jesus aos 43 minutos do primeiro tempo; Roberto Firmino aos 30 do segundo tempo;

AMARELOS: Neymar (Brasil); Meleán, Azogue (Bolívia)

ÁRBITRO: Wilson Lamoroux, auxiliado por Alexander Guzman e Eduardo Díaz, todos da Colômbia.

PÚBLICO: 30.013 presentes

*Colaborou Leonardo Parrela

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por