Brasileiros querem fim do domínio gringo na Volta da Pampulha

Do Hoje em Dia
06/12/2012 às 07:10.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:06

A 14ª edição da Volta Internacional da Pampulha, que acontece o domingo, promete mais uma acirrada disputa entre atletas brasileiros e estrangeiros pela vitória. Com os competidores já se preparando para a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, no dia 31 de dezembro, a expectativa é de que a elite da modalidade esteja em Belo Horizonte.

E os participantes nacionais têm uma meta muito clara: encerrar o jejum de troféus e, consequentemente, a hegemonia dos gringos na competição. Os estrangeiros dominaram as últimas quatro edições da Pampulha, no masculino, e cinco, no feminino.

O mineiro Franck Caldeira, em 2007, e Lucélia Peres, em 2006, foram os últimos brasileiros a conquistar a prova. Porém os corredores deste ano terão missão dura para superar o favoritismo dos africanos.

Entre os homens, Joseph Aperumoi, do Quênia, é um dos mais fortes concorrentes, ao lado do compatriota Stanley Koech, de Alphonce Simbu, da Tanzânia, e dos etíopes Belete Assefa Terefe e Chala Lelisa Debele.

Já na disputa feminina, a tricampeã Nancy Kipron, vencedora nas edições de 2007, 2008 e 2011, é favorita e chega com bom retrospecto no país. A queniana Maurine Kipchumba e a tanzaniana Anastazia Ghamaa são outras candidatas ao lugar mais alto do pódio.

A edição 2012 da prova tem novidades. Agora com 18,6 quilômetros, a corrida terá largada e chegada ao lado da Minas Arena, que receberá os jogos da Copa do Mundo de 2014. Além de maior espaço e conforto para os participantes, a mudança proporciona uma disputa mais técnica, incluindo uma descida na largada e chegada em subida.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por