Brasileiros se aproveitam do vento, batem americanos e vão à semifinal

Marcel Merguizo - Folhapress
esportes@hojeemdia.com.br
15/08/2016 às 19:13.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:23

(AFP / Leon NEAL)

Com vento recorde na arena de Copacabana, a dupla Alison Cerutti, 30, e Bruno Schmidt, 29, avançou para as semifinais do vôlei de praia ao bater os americanos Phil Dalhausser e Nicholas Lucena por 2 sets a 1, com  parciais de 21/14, 12/21 e 15/9. 

Alisson e Bruno enfrentarão amanhã (16) às 17h a dupla holandesa Alexander Brouwer e Robert Meeuwsen, que chegou à semifinal ao derrotar os compatriotas Nummerdor/Varenhorst por 2 a 0, com parciais de 25/23 e 21/17. 

 o Rio no último dia 7. Os jogos têm acontecido em Copacabana com ventos médios de 12 km/h. 

"O que nós fizemos foi aproveitar melhor o lado bom da quadra, quando você saca a favor do vento. Forçamos o saque para tirar proveito disso. No primeiro e no terceiro set, aproveitamos bem. Mas, no segundo set, eles conseguiram colocar cinco pontos de frente com a mesma estratégia", disse Bruno. "Quando o saque entra bem, o bloqueio funciona melhor. Você coloca o adversário sob pressão", afirmou Alison.

Phil Dalhausser, medalhista olímpico em Pequim-08, declarou-se surpreendido com a força do vento. "Estamos acostumados com ventos, porque treinamos na Califórnia. Mas o problema aqui foi que o vento vem do mar na direção sudeste e depois volta. Isso  prejudica o passe por causa da instabilidade."

A arena de Copacabana tem uma especificidade. Tem três lados muito altos, com arquibancadas para 12 mil pessoas. Uma das laterais da quadra é aberta para o mar, o que faz com que o vento circule no espaço. Esse desenho permite que haja menos calor em quadra, mas o vento surpreende os jogadores muitas vezes.

"De qualquer maneira, se os brasileiros jogarem como estão jogando serão os campeões. Jogaram muito bem. Alison é um garotão excelente", elogiou o norte-americano Dalhausser, após a derrota. 

"Phil é um ícone da minha geração. Perdi muito para ele. Essas derrotas me fizeram evoluir. O principal dele é que gosta do jogo limpo, gosta de jogar voleibol", agradeceu Alison. 

Dalhausser e Lucena haviam vencido os quatro jogos que disputaram na Rio-2016 e mantinham o melhor índice técnico, diferença entre pontos marcados e sofridos. Os brasileiros conseguiram sua quarta vitória, mas sofreram uma derrota na primeira fase. 

Bruno está em sua primeira olimpíada também, mas Alison ganhou a prata em Londres-12, quando jogava com Emanuel.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por