O Brasília é o novo campeão da Liga Sul-Americana de Basquete. Na noite da última sexta-feira, a equipe brasileira superou na decisão o Aguada, do Uruguai, por 93 a 81, mesmo atuando em Montevidéu, e levantou o troféu. Além do título, o time do técnico argentino Sergio Hernandez faturou uma vaga na Liga das Américas deste ano, se juntando a Pinheiros (atual campeão), Uberlândia e Flamengo como representantes do País no torneio.
Como aconteceu ao longo de toda a Liga Sul-Americana, o ala Guilherme Giovannoni foi um dos destaques do Brasília na decisão, ao anotar um "double-double", com 21 pontos e 10 rebotes. A regularidade do jogador foi reconhecida pela organização, que o premiou como atleta mais valioso da competição.
Mas o grande destaque do time brasileiro na final foi o armador uruguaio Martin Osimani, que terminou a partida com 20 pontos, 13 assistências e cinco rebotes. O norte-americano Goree anotou 24 pontos e oito rebotes. O cestinha da partida, no entanto, saiu do lado do Aguada e foi Leandro Morales, com 29 pontos.
O Brasília comandou com tranquilidade os dois primeiros quartos e foi para o intervalo com uma vantagem de 15 pontos. No terceiro período, no entanto, os uruguaios se recuperaram, cortaram a diferença para seis pontos e assustaram, até porque na semifinal haviam virado sobre o Bauru após estarem perdendo por 20 pontos. No fim, contudo, prevaleceu a experiência do time brasileiro, que segurou a vantagem e conquistou o título.
Na disputa do terceiro lugar, o Bauru derrotou o Boca Juniors por 79 a 71 e conquistou o direito de subir ao pódio. O pivô Murilo, com 20 pontos e nove rebotes, foi o destaque do time brasileiro, que contou ainda com 15 pontos de Fabian Barrios. Pelo Boca, o cestinha foi Selem Safar, com 14 pontos.
http://www.estadao.com.br