Com o artilheiro do Campeonato Mineiro, o meia Mancini, do Villa Nova, que marcou sete gols, fora da reta decisiva do torneio, a briga pela condição de goleador da competição é mais uma atração das semifinais, que começam a ser disputadas no próximo domingo (23).
E essa batalha paralela envolve principalmente o América, pois o clube tem o vice-artilheiro, o centroavante Obina, com seis gols, e conta ainda com o jogador de melhor desempenho na reta final da fase classificatória, o meia Tchô, que balançou as redes cinco vezes nas últimas cinco partidas do Coelho. Alexandre, do Boa, tem a mesma marca do camisa 9 americano.
Atlético, que é o adversário do Coelho nas semifinais, e Cruzeiro, que encara o Boa, usaram muitos reservas durante a etapa classificatória e seus goleadores saem atrás na disputa.
No time da Toca, Marcelo Moreno, com quatro gols, é o principal artilheiro. No Atlético, essa condição é dividida entre os reservas Guilherme e Marion e o titular Jô, com três gols cada.
Superar Mancini significa ainda impedir que o Campeonato Mineiro de 2014 tenha o artilheiro com o menor número de gols do século. A partir de 2001, a pior marca foi a de Jajá, goleador do Estadual de 2008, defendendo o Guarani, de Divinópolis, com os mesmos sete gols que Mancini tem hoje.
Confirmado
Depois de sentir uma lesão muscular na coxa direita na vitória de 2 a 1 sobre a Caldense, domingo passado, em Poços de Caldas, quando o América confirmou sua classificação às semifinais, Obina está confirmado no clássico de domingo.
O jogador fez exames de imagem e foi liberado pelo médico Cimar Eustáquio para as atividades com o grupo a partir desta quinta-feira (20).
Se terá seu centroavante, o técnico Moacir Júnior não contará com o meia Henrique, que no domingo foi improvisado na lateral esquerda. Ele sofreu uma lesão na coxa direita e está fora das partidas contra o Atlético.
Outro que fica de fora da partida de domingo, às 16 horas, no Independência, é o zagueiro Renato Santos. O jogador está em fase de recuperação física e só deve participar do jogo de volta, dia 29, também no Horto.