Caldense, URT e Villa Nova estreiam na série D no domingo

Da Redação*
esportes@hojeemdia.com.br
10/06/2016 às 16:51.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:50
 (Divulgação)

(Divulgação)

A série D do Campeonato Brasileiro começa neste fim de semana, com todos os jogos da primeira rodada disputados no domingo (12).

A competição começa com 17 grupos com quatro equipes cada. Os primeiros colocados de cada chave, junto dos 15 melhores segundos colocados, seguirão para a segunda fase, já em formato mata-mata. Os quatro times que chegarem às semifinais conquistarão acesso à Série C.

Três das 68 equipes que disputam o campeonato são de Minas Gerais. Caldense, URT e Villa Nova iniciam a disputa em busca de uma das vagas à série C, o que garantiria às equipes a possibilidade de um calendário mais organizado e a possibilidade de atividade durante todo o ano de 2017, como salienta o presidente da URT, Roberto Túlio Miranda.

"Vamos tentar a classificação para a série C. Geralmente as equipes do interior sobrevivem por quatro ou cinco meses e fecham as portas. A não ser para os times de empresários, como o Tombense e o Boa, a situação é muito difícil pros times do interior. O nosso exemplo é o Tupi, que agora alcançou a série B, é um tme de torcida e movido por paixão, como nós. Tendo a perspectiva de uma competição durante o segundo semestre é possível realizar um planejamento mais longo. Isso é importantíssimo pra gente, pra cidade de Patos de Minas, que vai ter o nome veiculado o ano inteiro".

As três equipes tiveram mais de 30 dias de preparação. URT e Villa Nova  resolveram apostar em atletas jovens, muitos deles revelados na própria base. Já a Caldense buscou reforçar a equipe com atletas experientes e versáteis.

Villa Nova e URT estreiam em casa. O Leão do Bonfim recebe a Portuguesa-RJ, no Castor Cifuentes, em Nova Lima. A URT enfrenta a Desportiva-ES no estádio Zama Maciel em patos de Minas. A Caldense vai até Cariacica, no estádio Engenheiro Araripe, para encarar o Espírito Santo.  

Caldense

O técnico da Veterana, Tiago Oliveira ressalta a importância de ter um elenco formado por jogadores que desempenham mais de uma função.

“Estamos com um time compacto porém polivalente. Temos atletas que jogam em duas ou mais posições, e dessa maneira é possível dar a oportunidade para todos entrarem em campo. Acredito que estamos bem servidos para iniciar a disputa da série D”,  disse o treinador.

O zagueiro Junior Goiano é um dos destaques da equipe. O jogador de 24 anos, que disputou a série A2 do Campeonato Paulista pela Votupuranguense, pertence à  Ponte Preta e vem por empréstimo até o fim da competição.

“Sei do histórico dos zagueiros da Caldense mas vim para brigar pelo meu espaço, quero ajudar jogando pois ninguém ajuda do banco. Com respeito, vou lutar por uma oportunidade para entrar em campo. A Caldense é uma equipe tradicional, conhecida em todo Brasil, e quero ajudar a conseguir atingir as metas que foram traçadas”, disse o zagueiro.

Villa Nova

Mantendo poucos jogadores experientes no elenco, o  Leão do Bonfim aposta em destaques da base e no comando técnico do ex-zagueiro do Cruzeiro e da Seleção Brasileira, João Carlos, que foi apresentado no início do mês.

Dentre os destaques da equipe, o zagueiro Gustavo França, os volantes Guilherme e Rui, o meia-atacante Marcus Molinari e os atacantes Richard e Ítalo Carvalho, que foi artilheiro do Estadual da categoria, com 10 gols em 12 jogos.

“Sou muito rápido, gosto do mano a mano. Fiz 10 gols em 12 jogos e agora vou ter mais uma chance entre os profissionais. A gente sabe que é muito difícil jogar uma Série D, temos uma equipe com uma mescla de jogadores jovens e experientes. O pensamento é de união para que a gente possa subir o Villa e colocá-lo na Série C do Brasileiro”, disse o jovem artilheiro.

João Carlos admite que o fato de ter sido apresentado no início de junho, pode atrapalhar, já que teve menos tempo de trabalho que os demais treinadores, que contaram com mais de 30 dias de preparação.

“É um orgulho muito grande, eu estou muito feliz de comandar o Villa Nova na série D, é um clube de camisa de tradição e a expectativa é de montar uma equipe competitiva já que vamos contar também com alguns atletas que disputaram o Mineiro deste ano. Já comecei a estudar a tabela do campeonato, sabemos que o tempo é curto, e estamos atrasados na preparação, já os nossos adversários estão treinando ha mais tempo que a gente, mas mantendo essa estrutura do primeiro semestre será importante e irá nos ajudar.”

URT

A equipe de Patos de Minas também aposta em jogadores jovens, formados na própria categoria de base, além de contratações pontuais de jogadores que se destacaram no Módulo II do Campeonato Mineiro. O presidente do clube, Roberto Túlio Miranda, destaca a dificuldade de montar um time para a disputa da competição.

“Praticamente o time todo saiu depois do Mineiro. Ficamos com a garotada da base e vamos para a série D com um time bem jovem, com uma média de 23 anos. Contratamos alguns destaques do Módulo II, como o Michael Alves, que foi artilheiro do Módulo II pelo América-TO e o Alê, meia que fez um ótimo campeonato pelo CAP Uberlândia.”

Durante os 33 dias de preparação, a URT realizou jogos treinos com um resultado positivo, vencendo os três jogos disputados, com 16 gols marcados. O técnico Sargento Magela foi promovido da base e comanda a equipe na Série D.

Confira a tabela das equipes mineiras na primeira fase:

Rodada 1

Domingo, 12 de Junho, 16h:

URT  x Desportiva/ES  Zama Maciel - Patos de Minas/MG
Villa Nova x Portuguesa/RJ Castor Cifuentes - Nova Lima/MG
Espírito Santo x Caldense Engenheiro Araripe – Cariacica/ES

Rodada 2

Sábado, 18 de Junho

16h Caldense x Boavista/RJ – Ronaldo Junqueira  - Poços de Caldas/MG
16h Volta Redonda x URT – Raulino de Oliveira – Volta Redonda/RJ
16h São José/RS x Villa Nova – Passo D´areia – Porto Alegre/RS

Rodada 3

Sábado, 25 de Junho

16h Caldense x Audax/SP – Ronaldo Junqueira  - Poços de Caldas/MG

Domingo, 26 de Junho de 2016

16h São Bento/SP x Villa Nova - Walter Ribeiro - Sorocaba - SP
16h Goianésia/GO x URT - Waldeir José de Oliveira - Goianesia - GO

Rodada 4

Domingo, 03 de Julho

16h URT x Goianésia/GO - À definir
16h Villa Nova x São Bento/SP - Castor Cifuentes - Nova Lima/MG
16h Audax/SP x Caldense - José Liberatti - Osasco/SP

Rodada 5

Domingo, 10 de Julho

11h Boavista/RJ x Caldense - Nivaldo Pereira - Queimados/RJ
16h Villa Nova x São José/RS - Castor Cifuentes - Nova Lima/MG  
16h URT x Volta Redonda/RJ - A definir

Rodada 6

Domingo, 17 de Julho

18h Desportiva/ES x URT - Engenheiro Araripe - Cariacica/ES
18h Caldense x Espírito Santo - Ronaldo Junqueira - Pocos de Caldas/MG     
18h Portuguesa/RJ x Villa Nova - Luso Brasileiro - Rio de Janeiro/RJ    

(*)Colaborou Felipe Repolês

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por