Campeonato Australiano muda regras para atrair mais jogadores famosos

Estadão Conteúdo
11/08/2015 às 09:15.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:18

A liga que organizar o Campeonato Australiano anunciou nesta terça-feira (11) uma mudança nas suas regras internas para tentar atrair mais jogadores de renome. A partir da próxima temporada, cada clube poderá utilizar com estrangeiros a sua cota de "jogador famoso", que não precisam se encaixar em um teto salarial. Antes, um dele precisava ser australiano.

Pelas regras da liga local, cada clube tem um orçamento de US$ 2,55 milhões e não pode extrapolar os gastos com salários, de forma que o campeonato seja competitivo e equilibrado. Mas isso impede as equipes de fazer grandes contratações - gastar muito com um único atleta significa ter menos dinheiro para pagar o restante do elenco, que fica fragilizado.

Agora, cada clube poderá contar com dois estrangeiros nessa conta de "jogador famoso". Também o período máximo de contratação de um "jogador convidado" (como foi David Villa no ano passado) passou de 10 para 14 semanas.

Pelo Campeonato Australiano já passaram Alessandro Del Piero, Robbie Fowler, Emile Heskey e Dwight Yorke, além de Romário, no distante ano de 2006. O Brasil, aliás, é quem mais exporta para lá, mas jogadores que são desconhecidos no País.

Com a medida, a Austrália tenta entrar na rota de jogadores em fim de carreira que aceitem se aventurar para ganhar dinheiro e divulgar o futebol. Índia e Estados Unidos estão sendo bem sucedidos nessa tentativa.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por