Dona de dois títulos europeus nos 100 metros com barreiras, Nevin Yanit teve a sua suspensão por doping ampliada de dois para três anos pela Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês), em veredicto anunciado nesta sexta-feira (6).
Yanit foi inicialmente banida por dois anos pela Federação Turca de Atletismo em 2013, após testar positivo para substâncias proibidas em exame antidoping realizado durante competição em Dusseldorf, na Alemanha.
A Associação Internacional de Federações de Atletismo disse que a turca tinha "vários resultados positivos", e apelou à CAS com a intenção de aumentar a suspensão para quatro anos.
O painel da CAS explicou que Yanit usou duas substâncias proibidas, estanzolol e testosterona, em várias ocasiões entre agosto de 2012 e fevereiro de 2013. Além disso, afirmou que a atleta recorreu ao doping sanguíneo.
Yanit ganhou a disputa dos 100 metros com obstáculos nas edições de 2010 e de 2012 do Campeonato Europeu de Atletismo. O início da sua suspensão é retroativo a 6 de março de 2013.