Catarinense leva Desafio das Cruzes em Ouro Preto

Felippe Drummond Neto - Hoje em Dia
18/05/2013 às 19:38.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:48

A pacata cidade de Ouro Preto acordou de uma forma diferente ontem. Em uma pista de 600 metros, 16 pilotos de Mountain bike downhill agitaram as ruas da Capital do Brasil Colonial em busca do título do Red Bull Desafio das Cruzes, que terminou com a vitória do catarinense Lucas Borba, de apenas 18 anos. Em segundo lugar ficou o paulista Walace Miranda, e em terceiro o mineiro Bernardo Cruz, natural de Ouro Preto.

Revelação da modalidade, “Lukinhas” era só alegria com a primeira conquista em uma competição com o nível tão elevado. “Estou muito feliz por ter conseguido superar as expectativas, e surpreender os favoritos. Essa prova com certeza vai ficar na minha memória para sempre”, comemorou o campeão que em julho vai disputar o Mundial da modalidade, na Escócia.

Apesar da pouca idade Lucas vê em seu conterrâneo, o experiente Markolf Berchtold, um exemplo para o futuro. “É sempre bom correr uma prova deste nível, em uma cidade histórica, e contra um dos meus ídolos, sem o peso de ter que ganhar”, brincou o atleta, exaltando Markolf.

Outro competidor que comemorou muito a realização da prova em Ouro Preto foi o mineiro Bernardo Cruz. Ele terminou em terceiro lugar, mas era só alegria na chegada. “Infelizmente não deu para ganhar, mas isso foi o de menos. É muito bom correr em casa. Além disso, a prova valeu para eu treinar, já que estou em fase de preparação para o mundial da Escócia”, comentou Bernardo.

A torcida

Das quase 6 mil pessoas que assistiram à competição, o sentimento era de aventura. Várias delas inclusive viajaram de Belo Horizonte e outras cidades próximas.

“Eu e minha mulher acordamos cedo para ver esses malucos descerem a ladeira”, disse o arquiteto João Bosco Fontoura. Já o aposentado Walter Peret, aproveitou para levar os três netos. “Eu já falei: podem assistir, mas não tentem repetir isso depois”, brincou o avô coruja.

Desafio pela melhor foto de torcida

Além dos pilotos, uma outra competição chamava a atenção de quem assistia à prova. Nas ladeiras, alguns universitários das repúblicas nativas disputavam pelo Twitter a melhor foto da turma. Com a hashtag #desafiodacruzes, eles se divertiram e fizeram o público rir bastante. Como o pessoal da república “Sua Mãe”, cujos integrantes se pintaram de azul e fizeram a festa.

 

(*) Viajou a convite da organização do evento. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por