CBF confirma o Superclássico das Américas para outubro, na China

Estadão Conteúdo
18/07/2014 às 20:34.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:26
 (CBF)

(CBF)

A CBF confirmou nesta sexta-feira (18) a realização do Superclássico das Américas, contra a Argentina, para o dia 11 de outubro, em Pequim, na China. Será a terceira edição do confronto, que ao contrário dos anos anteriores, terá a decisão em jogo único. A Conmebol e a Associação de Futebol da Argentina (AFA) já tinham anunciado a data da partida dias antes da CBF.

O jogo está marcado para às 9h05 da manhã (pelo horário de Brasília) no estádio Ninho dos Pássaros, construído para os Jogos Olímpicos de 2008. O Superclássico das Américas foi criado para reviver a antiga Copa Roca, competição que também reunia Brasil e Argentina e que foi disputada por 12 vezes entre 1914 e 1976. Nas duas edições disputadas, apenas jogadores que atuavam no Brasil e na Argentina puderam ser convocados.

No Superclássico, o Brasil vai defender a hegemonia na maior rivalidade das Américas. Nas edições anteriores, em 2011 e 2012, a equipe, então comandada pelo técnico Mano Menezes, garantiu o título. No ano passado, o torneio foi cancelado porque as equipes consideraram ser desestimulante montar um time local e sem as maiores estrelas em um ano véspera de Copa do Mundo.

Em 2011, a seleção empatou sem gols, em Córdoba, e depois ganhou no estádio Mangueirão, em Belém, por 2 a 0, com gols de Neymar e Lucas. No ano seguinte, venceu o jogo de ida por 2 a 1, no estádio Serra Dourada, em Goiânia. A volta, na Argentina, precisou ser remarcada. O encontro seria na cidade de Resistencia, no Norte do país, mas foi cancelado por falta de luz no estádio. O jogo só foi realizado semanas depois, no estádio La Bombonera, em Buenos Aires, quando o Brasil perdeu por 2 a 1 e garantiu o título nos pênaltis por 4 a 3.

A partida contra a Argentina foi a última de Mano Menezes no cargo. Dias depois, a CBF demitiu o técnico e anunciou Luiz Felipe Scolari como substituto.

CALENDÁRIO

Depois de jogar a Copa do Mundo em casa, o Brasil vai retomar a rotina de entrar em campo longe da sua torcida. Com a confirmação do Superclássico para a China, a seleção só deve jogar no segundo semestre bem longe do seu território.

Antes de enfrentar a Argentina, a equipe joga em setembro, nos Estados Unidos. Na partida que vai marcar a estreia do novo treinador, a equipe vai rever a Colômbia, adversária das quartas de final da Copa. O jogo será no dia 5, em Miami.

Quatro dias depois, o compromisso será diante do Equador, na cidade de Nova Jersey. Na sequência, a seleção brasileira volta a campo no dia 12 de novembro. O adversário será a Turquia, em Istambul. Para o mesmo mês a CBF estuda fazer mais dois amistosos e a tendência é que os jogos também sejam nos Estados Unidos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por