
Cinco brasileiros estão entre os 122 pilotos de voo livre que disputam, a partir desta quarta-feira (15) até 25 deste mês em Governador Valadares, no Leste do Estado, a superfinal da Copa do Mundo de Parapente (PWC).
Os participantes representam 27 países que conquistaram suas vagas nas etapas classificatórias realizadas em cinco continentes e considerados os melhores do mundo. As provas serão realizadas no Pico da Ibituruna, a 1.123 metros de altitude, sempre a partir das 12 horas.
Esta terça-feira (14) foi de treino e para alegria dos pilotos, as térmicas favoreceram voos em todas as direções, dando à Valadares a oportunidade para justificar, mais uma vez, a fama internacional de “capital mundial do voo livre”.
A prova teste teve percurso de 40 quilômetros e para completá-la os pilotos voaram até Alpercata, voltaram a Derribadinha e pousaram na área da antiga Feira da Paz, Centro de Valadares.
O presidente da Associação Brasileira de Voo Livre (ABVL), Chico Santos, gostou dos resultados. “Esse treino é importante para os pilotos que não conhecem as rampas do Pico e a região. Ao que tudo indica, teremos dez dias de térmicas excelentes e provas acirradas entre os melhores do mundo”, enfatiza Santos.
Segundo ele, este é um dos eventos mais importantes do parapente mundial e realizá-lo em Valadares um privilégio. Antes de ser encerrada no Brasil, a competição passou pela Africa do Sul, França, Sérvia e Turquia. Inicialmente seria realizada em Baixo Guandu (ES), mas a cidade foi arrasada pelas enchentes do final de 2013.
"Os pilotos estão recolhendo donativos para enviar para lá", diz. Entre os favoritos da competição está o piloto francês Honorin Hamarad, atual recordista mundial e o italiano Aaron Durogati, campeão da Superfinal 2012 realizada na Colômbia. “Cheguei há dois dias e estou impressionado com as condições de voo deste lugar”, diz Durogati, que visita o Brasil pela segunda vez. A primeira foi aos nove anos, quando conheceu o Rio de Janeiro.
Confira as melhores imagens dos treinamentos
Entre os cinco brasileiros destacam-se os pilotos Milton Gonçalves, melhor classificado na Superfinal de 2012 e o capixaba Frank Brown, que foi 11 vezes campeão brasileiro. Mas nenhum deles estava mais feliz que o gaúcho Gustavo Agne, o “Guga”, que assim como Durogati, não conhecia o Pico da Ibituruna. “O nível técnico dessa turma é elevadíssimo. Só de participar estou feliz, realizando um sonho”, revela o piloto. Ele foi classificado para Superfinal de 2012, mas sem patrocínio não foi à Colômbia.
“Desta vez meus amigos fizeram vaquinha na internet e eu estou aqui em Valadares, entre os cinco brasileiros melhores do mundo”, comemora o piloto, também corretor de imóveis.
No grupo femininimo se destacam a italiana Nicole Fedele, atual recordista mundial de distância, título obtido em Quixadá Brasil com 372 quilômetros voados, e a polonesa Klaudia Buganov, atual campeã do mundo da modalidade.
Tradição em competições
Governador Valadares sediou o Campeonato Mundial de Parapente em 2005, a Copa do Mundo de Parapente (PWC) em 2009 e este ano sedia a superfinal da Copa do Mundo de Parapente.
Serão premiados com troféus e dinheiro os três primeiros colocados nas categorias: masculina, feminina, equipe e país que mais se destacou. Os valores das premiações não foram divulgados.
A organização do evento realizado pela ABVL e prefeitura reúne 60 pessoas. Entre elas estão agentes de trânsito, policiais militares e bombeiros. Uma unidade móvel do SAMU, com médico e enfermeiros, fica na decolagem e outras de sobreaviso, assim como um helicóptero que será utilizado em casos de acidentes ou pousos em lugares de difícil acesso.