O piloto argentino Franco Colapinto estará no cockpit da Williams na Fórmula 1, a partir da corrida deste domingo (1), em Monza, na Itália, em substituição ao americano Logan Sargeant, demitido após desempenhos ruins na temporada.
"Substituir um piloto no meio da temporada não é uma decisão que tomamos de maneira leviana, mas acreditamos que isso dá à Williams a Sargeant foi demitido após uma série de resultados ruins, desempenhos insatisfatórios melhor chance de competir por pontos no restante da temporada", afirmou o chefe de equipe, James Vowles.
O acerto com Colapinto termina com um jejum de 23 anos de ausência de um piloto argentino na Fórmula 1. O último a guiar um carro da categoria foi Gaston Mazzacane, em 2001.
O jovem piloto de 21 anos disse que realiza um sonho poder estrear na categoria, pela Williams. Ele destacou que a equipe tem uma história na F1 e busca voltar à ponta.
"Chegar à F1 no meio da temporada será uma enorme curva de aprendizado, mas estou pronto para o desafio e estou totalmente focado em trabalhar o máximo que puder com Alex e a equipe", disse Colapinto.
Colapinto iniciou a trajetória na academia da Williams em 2023. A estreia aconteceu durante os testes pós-temporada, em Yas Marina. No currículo, consta a vitória na Fórmula 4 Espanhola, em 2019, além de ter o terceiro lugar na Asian Le Mans Series em 2021.
Leia mais