(Orlando Bento/Divulgação)
O coletivo ditou a tônica na Minas sobre o diante do Suzano/Cesumar/Campestre, por 97 a 76, nesta quinta-feira (15). Isso porque cinco atletas da equipe da rua da Bahia terminaram o jogo com mais de 10 pontos, levando o time mineiro a seu 12º triunfo em 22 jogos disputados na temporada (54,5% de aproveitamento).
O ala norte-americano Jermaine Beal foi o cestinha do jogo, com 28 pontos, seguido pelo ala/armador Betinho, 22. Além delestes, detacam-se o ala/pivô Douglas Nunes, 15, o armador Henrique Coelho, 12, e o pivô Mineiro, 11 e mais 10 rebotes, um duplo-duplo. Pelo Suzano, as atuações marcantes ficaram para o ala Paulo Nery e o pivô Gaspar que anotaram 16 pontos cada.
As duas equipes não estavam jogando em casa, afinal, o jogo foi realizado em Mogi das Cruzes. O time minastenista aproveitou dessa situação e começou melhor a partida. Liderados pelo pivô Mineiro, que anotou sete pontos nos minutos iniciais, o time da Rua da Bahia abriu 10 a 0 no placar. Os paulistas acertaram alguns arremessos de fora e entraram na partida, mas a vantagem se manteve do lado do adversário (20 a 12).
O ritmo do Minas caiu um pouco no segundo quarto e o Suzano se beneficiou disso. O ataque da equipe paulista se acertou e, rapidamente, o jogo ficou empatado (24 a 24). O equilíbrio de manteve por todo o período, com novo empate, em 39 a 39.
Os mineiros recuperaram a boa performance na volta do intervalo. O ala/armador Betinho comandou o setor ofensivo do Minas, que ficou na liderança por todo o terceiro quarto. Se não fosse o alto aproveitamento de 3 pontos do Suzano (quatro bolas convertidas em seis tentadas), a vantagem da equipe visitante poderia ter sido maior (65 a 58).
Aproveitando o bom momento, o Minas aumentou a produção no último quarto e seguiu ampliando a diferença no marcador. Com uma combinação de 23 pontos marcados pela dupla formada por Jermaine Beal (13) e Douglas Nunes (10), o time da rua da Bhia colocou 20 pontos na frente do Suzano e assim partiu para mais uma vitória no NBB.