Com gol salvador, Grêmio segura o Fluminense no Engenhão

Leonardo Maia
17/10/2012 às 22:00.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:19

(Vanderlei de Almeira/AFP)

Os que criticam o campeonato por pontos corridos por lhe faltar a emoção de uma finalíssima, basta ter assistido ao confronto entre Fluminense e Grêmio, nesta quarta-feira (17), no Engenhão, para constatar que esse formato de disputa apresenta várias partidas com o clima de uma decisão. Os dois times fizeram do jogo válido pela 31ª rodada do Brasileirão um desses duelos imprevisíveis, recheados de adrenalina e nuances que costumam caracterizar as finais. O resultado de 2 a 2 refletiu um equilíbrio que existiu mesmo após a expulsão do atacante gremista Marcelo Moreno, aos 20 minutos do segundo tempo.

Na hora da expulsão, o Grêmio perdia de virada por 2 a 1 e basicamente dava adeus à disputa pelo título. Marcelo Moreno entrou em campo com a missão de buscar a reação, mas certamente bateu algum recorde mundial, ao ser excluído 43 segundos depois, por uma agressão a Rafael Sóbis.

Rafael Sóbis já tinha sido o responsável pelo segundo gol do Fluminense. O outro foi anotado pelo zagueiro Digão, numa demonstração da força deste elenco do Fluminense, no qual dois reservas mantêm o nível dos titulares ausentes por lesões e suspensões. Elano, em cobrança de falta à la Ronaldinho Gaúcho, e Zé Roberto anotaram para o Grêmio.

Com 69 pontos e incríveis 74% de aproveitamento, o Fluminense ainda faz campanha recorde e caminha para ser o maior campeão dos pontos corridos desde que o campeonato passou a ter 20 equipes.

O Fluminense é o melhor time da competição, o que foi comprovado mais uma vez contra a forte equipe gremista, que lutou até o fim em busca do empate que lhe mantivesse com conforto na zona de classificação para a Libertadores. Com 58 pontos, o Grêmio está a 11 pontos do líder, ainda com 21 pontos por disputar.

"Nossa principal meta é a Libertadores. Sabemos que esse empate é mais um passo do Fluminense para o título", comentou o meia gremista Zé Roberto. "Foi uma partida muito equilibrada. Gostaríamos de ter vencido", disse Rafael Sóbis.

Gols não saíram em um movimentado primeiro tempo, disputado com muita vibração, no qual os visitantes tiveram as chances mais claras. Na segunda etapa, o Grêmio abriu o placar com a inteligente cobrança de falta de Elano aos 10 minutos. Mas o Fluminense mostrou força para virar.

Aos 14 minutos, o meia Thiago Neves, que tinha entrado no intervalo, desviou no primeiro poste e Digão completou para as redes. A virada veio aos 18, em chute de Rafael Sóbis de meia distância, em falha do goleiro Marcelo Grohe.

Depois da expulsão de Marcelo Moreno, o Grêmio se encheu de brios e encontrou o empate salvador com o gol de Zé Roberto já aos 41 minutos, após rebote de Diego Cavalieri em cobrança de falta de longa distância de Léo Gago.

FICHA TÉCNICA:

FLUMINENSE 2 X 2 GRÊMIO


FLUMINENSE - Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Wagner (Thiago Neves); Rafael Sóbis (Marcos Júnio) e Fred. Técnico - Abel Braga.

GRÊMIO - Marcelo Grohe; Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando (Marquinhos), Marco Antonio, Elano (Léo Gago) e Zé Roberto; Leandro (Marcelo Moreno) e Kleber. Técnico - Vanderlei Luxemburgo.

GOLS - Elano, aos 10, Digão, aos 14, Rafael Sóbis, aos 18, e Zé Roberto aos 41 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Sandro Meira Ricci (Fifa).
CARTÃO AMARELO - Jean e Anderson Pico.
CARTÃO VERMELHO - Marcelo Moreno.
RENDA e PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio João Havelange (Engenhão), no Rio.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por