![Hulk garante vitória do Atlético no clássico contra o Cruzeiro (Pedro Souza / Atlético)](https://www.hojeemdia.com.br/image/policy:1.1052303.1739134924:1739134924/image.jpg?f=2x1&w=1200)
Com um jogador a mais, o Atlético venceu o clássico contra o Cruzeiro na tarde deste domingo (9), no Mineirão lotado por cruzeirenses, os únicos que puderam acompanhar o duelo no Gigante da Pampulha.
Com o resultado, o alvinegro depende só de si para avançar à semifinal do Campeonato Mineiro. Já a Raposa, mesmo com o revés, garantiu a vaga após a derrota do Aymorés na rodada.
O jogo foi marcado por dois momentos envolvendo o zagueiro Lyanco, do Galo. No primeiro, ele pisa no braço do atacante Dudu, com o lance passando batido pela arbitragem e pelo VAR. Pouco tempo depois ele levou uma cotovelada de Gabigol, o que gerou a expulsão do atacante celeste após o árbitro de vídeo chamar o juiz principal para a revisão da jogada.
Sem Gabigol, o Cruzeiro voltará a campo na próxima quarta-feira (12), para fechar a primeira fase do estadual em duelo contra o Democrata-GV, às 19h45, na Arena do Jacaré. Diferente do rival, o Atlético terá o retorno do atacante Júnior Santos, que cumpriu suspensão no clássico, no jogo diante do Itabirito, também no Mineirão, no mesmo horário.
Em caso de uma vitória simples, o Galo garantirá a vaga à segunda fase do torneio. Em caso de empate ou derrota, o alvinegro torce por tropeços de outros adversários para avançar.
O jogo
Os primeiros dez minutos do clássico foram de poucas chances criadas e muito estudo entre as equipes. A melhor oportunidade veio aos 19, com o Cruzeiro chegando pela direita com Marquinhos. O atacante avançou e tocou para Gabigol que, de canhota, bateu fraco, facilitando a defesa de Everson.
Aos 27, o VAR foi acionado após Gabigol atingir o rosto de Lyanco. Após avaliar as imagens, Felipe Fernandes de Lima, que havia dado o cartão amarelo ao atacante do Cruzeiro, optou por trocar a cor do cartão e expulsou Gabigol do jogo.
Aos 39, o Atlético teve a chance de abrir o placar após Cássio sair jogando errado. A bola sobrou com Arana, que encontrou Hulk na entrada da grande área. O atacante ajeitou para Gabriel Menino chegar batendo de primeira, porém, sem direção.
Na volta do intervalo, Cuca promoveu a primeira alteração na equipe alvinegra colocando o atacante Palacios no lugar do zagueiro Junior Alonso, que estava amarelado. Aos 9 o Galo abriu o placar em falha de Cássio.
A jogada iniciou com Arana pela esquerda cruzando para a grande área. A bola chegou a Natanael, que ajeitou para Hulk, livre, bater rasteiro, no canto direito do goleiro celeste. A bola passou por baixo do braço do defensor.
Se falhou no gol, aos 17 ele salvou o segundo do alvinegro com a perna esquerda, em finalização de Cuello. Um minuto depois, o arqueiro celeste novamente foi exigido em chute de fora da área de Palacios. No rebote, a zaga celeste conseguiu afastar o perigo.
Aos 20, Wesley Carvalho promoveu as primeiras mudanças na equipe colocando Bolasie e Christian nos lugares de Matheus Pereira e Lucas Romero. Pelos lados do Atlético, Cuca acionou o zagueiro Igor Rabello para entrar no lugar de Gabriel Menino.
O confronto seguiu com o Atlético, com um a mais, conseguindo impedir o ímpeto celeste. Com isso, Wesley Carvalho, aos 30, voltou a mudar o time colocando Lautaro Díaz no lugar de Dudu. Pouco tempo depois o Cruzeiro pediu pênalti de Igor Rabello em Fabrício Bruno. Após ouvir o VAR, o árbitro mandou o lance seguir.
Aos 42, Hulk decretou a vitória alvinegra após contragolpe certeiro do Galo. Livre na grande área, o atacante recebeu passe de Cuello, decretando 2 a 0 para o Atlético.
FICHA TÉCNICA
Cruzeiro 0x2 Atlético
Cruzeiro
Cássio, William, Jonathan Jesus, Fabrício Bruno e Kaiki; Lucas Romero (Christian), Matheus Henrique (Eduardo) e Matheus Pereira (Bolasie); Marquinhos, Dudu (Lautaro Díaz) e Gabigol.Técnico:Wesley Carvalho
Atlético
Everson; Natanael, Lyanco, Junior Alonso (Palacios) e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Igor Rabello), Rubens e Scarpa (Otávio); Cuello (Bernard) e Hulk (Deyverson).Técnico: Cuca
Motivo: 7ª rodada Campeonato Mineiro
Data: 9 de fevereiro de 2025 (domingo)
Local: Mineirão, Belo Horizonte - MG
Arbitragem: Felipe Fernandes de Lima, auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva
VAR: Rodolpho Toski Marques
Cartão Vermelho: Gabigol (Cruzeiro)
Cartões: Matheus Henrique (Cruzeiro); Junior Alonso (Atlético)
Gols: Hulk, aos 9’; 41´, 2º tempo (Atlético)
Leia mais