Com um jogador a menos durante quase todo o segundo tempo, o Vitória não conseguiu segurar o Paraná e acabou cedendo o empate por 1 a 1, nesta sexta-feira (16), na Arena Fonte Nova, em Salvador, em partida válida pela 31.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado impediu que o time da casa ultrapassasse o Botafogo e dormisse na liderança da segunda divisão nacional.
Com 56 pontos, o Vitória empatou com o time carioca, que lidera a competição, mas tem dois jogos a menos. Já o Paraná, com 39, é o 13.º colocado e praticamente afastou qualquer chance de rebaixamento, já que o Ceará, primeiro time dentro da zona da degola, tem 26.
Jogando em casa e em melhor momento, o Vitória tomou a iniciativa da partida e criou as principais chances no início. Com Escudero bastante participativo, ativando os atacantes Vander e Elton, não demorou para que o primeiro gol saísse, ao 11 minutos. Diogo Mateus levantou para a área e o zagueiro Kanu subiu alto para completar de cabeça, de cima para baixo, e vencer o goleiro Marcos.
O gol deixou o jogo morno. Satisfeito com a vantagem, o time da casa deixou de pressionar, mas o adversário também não mostrava qualidade para se impor em busca do empate.
A partida ganhou outra cara a partir dos 11 minutos da etapa final, quando Diego Renan simulou um pênalti e foi advertido com o cartão amarelo. Como esse era o seu segundo na partida, ele foi expulso, deixando seu time com um homem a menos.
Em desvantagem numérica, o time da casa teve que se fechar e buscar os contra-ataques, dando campo para os visitantes. O gol de empate foi amadurecendo e, aos 39 minutos, saiu dos pés de Thiaguinho. O atacante pegou a sobra da entrada da área e bateu firme de direita para deixar tudo igual.
As duas equipes voltam a campo no próximo sábado, pela 32.ª rodada. Às 17h30, o Vitória enfrenta o CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió, e às 21 horas, o Paraná recebe o ABC no estádio Durival de Britto, em Curitiba.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 1 x 1 PARANÁ
VITÓRIA - Roberto Fernández; Diogo Mateus, Ramon, Kanu e Diego Renan; Amaral, Flávio (Euller), Pedro Ken (Jorge Wagner) e Escudero; Vander e Elton (David). Técnico: Vagner Mancini.
PARANÁ - Marcos; Ricardinho, Anderson Uchoa, Luciano Castán e Rafael Carioca; Hélder (Lúcio Flávio), Éder (Vitor Feijão), Rosinei e Fernandes; Carlinhos (Thiaguinho) e Carlão. Técnico: Fernando Miguel.
GOLS - Kanu, aos 11 minutos do primeiro tempo; Thiaguinho, aos 39 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Diego Renan, Pedro Ken e Escudero (Vitória); Hélder, Éder, Anderson Uchoa e Vitor Feijão (Paraná).
CARTÃO VERMELHO - Diego Renan (Vitória).
ÁRBITRO - Flávio Rodrigues de Souza (SP).
RENDA - R$ 582.881,50.
PÚBLICO - 20.059 pagantes.
LOCAL - Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).