O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou, em sessão nesta terça-feira (23), a criação dos recém-anunciados Jogos Olímpicos de E-sports. A nova competição ocorrerá a cada dois anos e a previsão é que o primeiro evento ocorra em 2025, na Arabia Saudita.
O COI tem se envolvido com E-sports desde 2018. Tal envolvimento criou a “Olympic E-sports Week’ em Cingapura em 2023. Devido ao sucesso do evento, o presidente da entidade pediu à Comissão de E-sports na 141ª Sessão do COI em Mumbai, Índia, em outubro de 2023 para estudar a criação dos Jogos Olímpicos virtuais.
Nesta terça, o projeto elaborado foi apresentado, durante a 142ª Sessão do COI, e aprovado sem nenhum voto contrário ou abstenção. Após a decisão, o comitê informou que o trabalho começará na busca por uma cidade e local para a edição inaugural dos Jogos Olímpicos de E-sports.
Conforme o COI, a Olimpíada de E-sports terão modalidades de três categorias: esportes físicos disputados em plataforma virtual; simuladores de esportes; e games de e-sports, desde que alinhados aos valores olímpicos. O horário específico do evento e o processo de qualificação para os jogadores e mais detalhes ainda serão divulgados.
O presidente do COI, Thomas Bach, disse durante o discurso que esta é uma nova era para a entidade e que a decisão demonstra como a organização está acompanhando o ritmo da revolução digital. “Esta é mais uma prova da atratividade da marca olímpica e dos valores que ela representa entre os jovens".